Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964038.
Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- aplicar um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) em situações comunicativas específicas da área dos recursos humanos;
- utilizar capacidades de interpretação e produção textual de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais;
- reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico da área dos Recursos Humanos;
- comunicar de forma fluente e reproduzir situações de contexto real;
- identificar os 17 ODS e refletir especificamente sobre o ODS(5) - Alcançar a igualdade de género e capacitar todas as mulheres e raparigas.
Programa
1. O Inglês como Língua Global.
2. O mundo do trabalho: descrição de empregos; recrutamento de funcionários.
3. Curriculum Vitae e correspondência formal e informal.
4. Recursos Humanos - vocabulário técnico da área.
5. Entrevistas de emprego: a linguagem utilizada.
6. Contratos de trabalho e procedimentos.
7. Gestão dos Recursos Humanos: segurança e saúde no trabalho; formação; igualdade de oportunidades e diversidade.
8. Igualdade em Contexto de Trabalhos: tipos de discriminação e suas consequências.
9. Salários e benefícios.
10. Estruturas gramaticais: tempos verbais; artigos e pronomes; adjetivos (comparativo e superlativo); preposições.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Trabalhos práticos, participação nas aulas (componentes escrita e oral) e empenho 20%
Realização de um trabalho de pesquisa escrito (10%) com apresentação oral (10%) 20%
Frequência - 60%
Para alunos trabalhadores-estudantes; ou aqueles abrangidos por outros estatutos legais:
1 Frequência realizada em contexto de sala de aula 70%
Realização de um trabalho de pesquisa escrito (15%) com apresentação oral (15%) 30%
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas três componentes de avaliação acima definidas.
Avaliação por Exame (Normal e Recurso)
-Exame escrito - 70%
-Trabalho de Pesquisa Final (escrito 15% e oral 15%) - 30%
Caso não o tenham realizado durante o semestre, terão de o entregar e apresentar oralmente no dia do exame
Considera-se que o aluno obtém aprovação à unidade curricular, com a classificação final igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Evans, V. e Dooley, J. (2016). On Screen - B2. United Kingdom: Express Publishing
- Murphy, R. (2012). English Grammar in Use With Answers. Cambridge: Cambridge University Press
- Pledger, P. (2007). English for Human Resources. Oxford: Oxford University Press
- Redston, C. e Clementson, T. e Cinningham, G. (2013). Face2Face - Intermediate B1+. Cambridge: Cambridge University Press
- Sandford, G. (2011). Cambridge English for Human Resources. Cambridge UK: Cambridge University Press
- Walker, C. e Swan, M. (2012). Oxford English Grammar Course - Intermediate. Oxford UK: Oxford University Press
- Wyatt, R. (2016). Check your English Vocabulary for Human Resources. London, UK: Bloomsbury
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se realizam exercícios de leitura, de audição, orais e de escrita com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos. Recurso a meios audiovisuais (visionamento de filmes e documentários).
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº197 de 15/03/2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)