Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964031.
Docente(s)
- Andrea Isabel Oliveira da Costa e Sousa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Integrar a formação no contexto das restantes praticas de gestão de recursos humanos; 2. Articular a criação de contextos organizacionais formativos com a administração de acções de formação; 3. Compreender a articulação entre as etapas de levantamento, concepção, implementação e avaliação de acções de formação formal; 4. Compreender a importância da estratégia da empresa na gestão da formação; 5. Avaliar a eficiência e eficácia da formação formal e informal; 6. Enquadrar o processo formativo na aquisição, disseminação e mobilização de competências; 7. Elaborar e apresentar um diagnóstico e propostas de melhoria ao processo de formação de uma empresa.
ODS: 4. Educação de qualidade. 10. Reduzir as desigualdades. 16. Paz, justiça e instituições eficazes.
Programa
Sistema nacional qualificações;
? Catálogo nacional de qualificações;
? Conceitos e fundamentos da formação profissional;
? Legislação de enquadramento da formação profissional;
? Legislação de enquadramento da atividade de formador;
? Perfil do formador (atividades, competências e
capacidades);
? Formador profissional multitarefas;
? Código deontológico: direitos e deveres do formador.
? Planos de formação individual;
? Planos de sessão para a formação.
? Modelos de formação e intervenção formativa:
? Formação e-learning;
? O papel e funções do e-formador;
? Princípios básicos da e-formação;
? Formação b-learning.
? Construção de apresentações multimédia;
? Plataformas colaborativas de aprendizagem.
? Comunidades virtuais de aprendizagem.
? Pedagogia diferenciada e diferenciação pedagógica:
conceitos, tipos e formas de diferenciação.
? Diferenciar porquê?
? Proposta de intervenção pedagógica.
? O impacto da formação e inserção no mercado de
trabalho;
? Avaliação da formação:
? Papéis e intervenientes no processo de avaliação.
? Recursos para a autoformação e aprendizagem ao
longo da vida: formação de formadores; formador à
distância: formador-consultor; gestor da formação.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: 3 Trabalhos individuais (100%, cada um a valer a mesma ponderação).
Avaliação Final: Exame (100%).
Ficam aprovados os alunos que obtiverem em todos os momentos de avaliação classificações acima de 9.5 valores.
Bibliografia
- Ferrão, L. e Rodrigues, M. (2000). Formação Pedagógica de Formadores. Lisboa: Lidel Edições Técnicas
- Meignant, A. (1999). A Gestão da Formação. Lisboa: Publicações D. Quixote
- Silberman, M. (2006). Active Training. San Francisco: Pfeiffer
Método de Ensino
Exposição, exercícios em sala de aula, discussões em sala de aula, leituras, discussões de casos em pequenos grupos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº197 de 15/03/2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)