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Ano Letivo: 2022/23

Gestão da Edificação e Obras

Sustentabilidade das Construções

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019

5 ECTS; 2º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 818623.

Docente(s)
- Anabela Mendes Moreira (2)
- Ana Paula Gerardo Machado (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Sensibilizar para a problemática da preservação/valorização da qualidade do ambiente e para o impacto dos diversos fenómenos de poluição ambiental. Conhecer os princípios básicos e as metodologias a considerar em intervenções de construção civil, de forma a minimizar efeitos negativos no ambiente natural. Promover a aprendizagem do conceito de indicador(es) de sustentabilidade, de durabilidade (de materiais e sistemas construtivos), e de análise do ciclo de vida (de construções). Destacar a importância da garantia de sustentabilidade do ambiente construído, designadamente na adoção de materiais eco-eficientes, na redução de agentes poluentes, contaminantes ou tóxicos; na importância da gestão de resíduos de construção e de demolição; e na gestão eficiente de recursos energéticos e de água. Destacar a contribuição de tecnologia inovadora para a mitigação de agentes poluidores.

Programa
1. Contextualização de sustentabilidade ambiental. 2. O papel da ONU e o seu enquadramento histórico. 3. O Planeta Terra e os recursos naturais. Características e utilização dos materiais naturais. Os ecossistemas e os efeitos do Homem/indústria. 4. Indicadores de sustentabilidade. Gestão Ambiental.
5. A indústria da Construção 5.1. Caracterização da indústria de construção em termos de desempenho ambiental 5.2 A importância de um edifício sustentável 5.3 Fatores a considerar na seleção de materiais 5.3.1 Energia incorporada. 5.3.2 Impacto ecológico 5.3.3 Potencial de reuso e reciclagem 5.3.4 Toxicidade 5.3.5 Custos e valor venal.
6. Materiais de construção 6.1. Redefinição de materiais e sistemas construtivos vernáculos 6.2 Manufatura através de produtos com base em resíduos industriais 6.3 Materiais e produtos reciclados 6.4 Declarações ambientais de produto.
7. Construção sustentável 7.1 Princípios de desenvolvimento sustentável 7.2 Conceito de eco-eficiência, durabilidade e ciclo de vida 7.3 Integração e interligação do conceito de sustentabilidade no ciclo de vida de uma edificação 7.4 Seleção eficiente de materiais e sistemas de construção 7.5 Eficiência energética 7.6 Eficiência hídrica 7.7 Iluminação natural 7.8 Qualidade do ar interior 7.9 Gestão de resíduos de construção e demolição 7.10 Mitigação do ruído ambiental 7.11 Principais sistemas de avaliação de sustentabilidade dos edifícios 7.12 Edifícios sustentáveis 7.12.1 Conceito de nZEB e seu enquadramento 7.12.2 Passive house. 7.12.3 Exemplos.
8. Tecnologia e inovação no desenvolvimento da Construção Sustentável 8.1 Nanotecnologia 8.2 Smart buildings 8.3 Smart cities.


Metodologia de avaliação
A avaliação nesta unidade curricular, em qualquer época de prova, é realizada por duas componentes:
(i) uma componente de prova escrita (PE) de carácter teórico-prático, sem consulta, em época de frequência ou exame, para aprovação é necessário obter a classificação mínima de 8 valores na prova, cotada para 20 valores, com a ponderação de 50% na classificação final, e
(ii) uma componente de trabalho prático (TP), obrigatório, realizado ao longo do semestre, cotado para 20 valores e a respetiva apresentação, com a ponderação de 50% na classificação final.
Cada componente (PE e TP) é constituída por duas partes: a parte I e parte II. A classificação de cada componente (PE e TP) corresponde à soma das classificações obtidas em cada parte (parte I e II).Os trabalhos devem ser entregues, antes das provas, em datas agendadas pelas docentes. Condição para aprovação: classificação final igual ou superior a 9,5 valores em 20.

Bibliografia
- Berge, B. (2001). The ecology of building materials. .: Architectural Press
- Mateus, R. e Bragança, L. (2006). Tecnologias Construtivas para a Sustentabilidade da Construção. .: Ed. Ecopy
- Pinheiro, M. (2006). Ambiente e Construção Sustentável. Lisboa: Instituto do Ambiente
- Torgal, F. e Jalali, S. (2010). Sustentabilidade dos Materiais de Construção. Minho: TecMinho

Método de Ensino
Método expositivo nas principais temáticas teóricas com recurso a meios audiovisuais.Método interativo com questões e desafios, induzindo a reflexão.Com o papel central no aluno procura-se a resolução de problemas e incentiva-se a pesquisa.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de julho de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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