Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152325.
Docente(s)
            - António Anacleto Viegas Ferreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não há pré-requisitos, mas aconselha-se posse de conhecimentos básicos de Gestão e Economia.
Objetivos
          1.Conhecer as origens do pensamento estratégico;
2.Estudar algumas escolas do pensamento estratégico;
3.Analisar as alternativas estratégicas das empresas, tendo em conta a especificidade de cada organização e as características das indústrias e dos clusters onde se inserem;
4.Identificar as melhores estratégias para empresa;
5.Desenvolver a reflexão crítica em relação à análise, formulação e planeamento estratégico;
6.Saber lidar com as informações seus sistemas e formas de aplicação na estratégia de uma empresa;
7.Desenvolver as capacidades de análise de gestão, com a informação e a integração na estratégia das empresas.
Programa
          1.Origens do pensamento estratégico
 1.1. A contribuição militar;
 1.2. A contribuição da teoria dos sistemas;
 1.3. A contribuição da teoria económica;
 1.4. A contribuição das matemáticas.
2.Escolas do pensamento estratégico 
 2.1. Escola do Planeamento;
 2.2. Escola Empreendedora;
 2.3. Escola do Poder;
 2.4. Escola dos Recursos.
3.Análise estratégica
 3.1. Pensamento e planeamento estratégico;
 3.2. Análise do meio envolvente da empresa;
  3.2.1. O Modelo LCAG;
  3.2.2. O Modelo de Porter;
  3.2.3. Grupos Estratégicos.
4.Analise da empresa 
 4.1. Meios e recursos da empresa;
 4.2. Análise Swot;
 4.3. Cadeia de valor.
5.Formulação da estratégia
 5.1. Definição de Negócio;
 5.2. As cinco estratégias competitivas básicas.
6.Adequação da estratégia para adaptação a situações específicas do sector e da empresa.  
7.Conceito, desafios e mudanças nos sistemas de informação.
8.Análise de gestão, com a informação e a integração na estratégia das empresas.
9.Casos práticos
Metodologia de avaliação
          1) Avaliação contínua:
- 1prova escrita: 50%(nota mínima de 8 valores);
- Trabalho prático com apresentação: 50%;
2) Avaliação não contínua:
- Prova escrita: 100%;
Bibliografia
          - Carvalho, J. (2006). Manual de Estratégia, Conceitos Prática e Roteiro. Lisboa:  Edições Silabo
- Lampel, J.  e Ghoshal, S.  e Quinn, J.  e Mintzberg, H. (2014). The Strategy Process; Concepts, Contexts, cases. UK:  Pearson Education
- Mintzberg, H. (2003). The Strategy Process. USA:  Pearson Education
- Santos, J. (1992). A Gestão de Grupos Empresariais. Porto:  Asa
- Shafritz, J.  e Ott, J.  e Jang, Y. (2011). Classics of Organization Theory. USA:  Wadsworth
Método de Ensino
          Temas da atualidade e discussão de estudos de caso, de acordo com o programa ministrado; 
Consultas de trabalhos tendo em consideração os temas apresentados; 
Equipamento audiovisual de apoio (data-show, power-point).
Software utilizado nas aulas
          Power -point.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº186 de 12/10/2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















