Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020
6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 964582.
Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)(2)
- Marta Sicurella (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
a) Conhecer publicações e edições de autor relevantes, concretamente na área da fotografia.
b) Apresentar aos alunos livros de autor, nomeadamente fotolivros marcantes numa perspectiva histórica, para lhes permitir desenvolver um sentido crítico que lhes possibilite a produção informada das suas próprias edições.
c) Experimentar a edição e sequenciação de imagens, com vista à produção das suas próprias obras.
d) Produzir e divulgar uma edição de autor original sob a forma de maquete, que seja parte do seu portfólio como autores/fotógrafos.
Programa
1) O conceito de livro de autor /livro de artista e de fotolivro na história da arte. Análise crítica de casos relevantes para a definição e inscrição histórica dos mesmos.
2) A produção e selecção crítica de imagens no contexto de adequação ao conceito de livro.
3) A edição, a sequenciação, a maquetagem e o acabamento do livro .
4) A produção e a apresentação/discussão crítica de maquetas que visam a publicação e a divulgação dos livros produzidos.
Metodologia de avaliação
Trabalho de investigação (30%), produção de uma maqueta (60%), assiduidade e participação na aula (10%).
Serão excluídos de exame os alunos que não tenham assistido a 2/3 das aulas, participando nelas e combinando com a docente a temática dos trabalhos a apresentar.
Exame - Trabalho de investigação reformulado(30%) e entrega do trabalho prático/maqueta reformulado (70%), estando ambos sujeitos a um acordo prévio das temáticas com a docente.
Bibliografia
- Benson, R. (2001). The Book of 101 Books. NYC: PPP Editions
- D. Himes, D. e Swanson, M. (2014). Publish Your Photography Book. (Vol. 1). New Jersey: Princeton Arquitectural Press
- Parr, M. e Badger, G. (2004). The Photobook: A History, . (Vol. 1 & 2). London: Phaidon
- Roth, A. (2004). The Open Book: A History of the Photographic Book from 1878 to the Present. Oslo: Hasselblad Center
Método de Ensino
A - Método expositivo: aulas teóricas onde são leccionados os fundamentos históricos e teóricos do conteúdos programáticos referidos.
B - Aulas prático-laboratoriais de experimentação, selecção, edição e sequenciação de imagens e discussão crítica.
Software utilizado nas aulas
Photoshop
InDesign
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 12 de julho de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)