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Ano Letivo: 2022/23

Fotografia

A Imagem Pensada e a Imagem Representada

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020

4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 5,0 OT , Cód. 964580.

Docente(s)
- Gonçalo Cardoso Leite Velho (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
a) Desenvolver uma crítica do sujeito e sua representação;
a1) Conhecer os contributos filosóficos para a noção de sujeito;
a2) Demonstrar o domínio sobre a noção de persona;
b) Compreender a relação entre razão e representação;
b1) Entender o contributo da cultura para o raciocínio;
b2) Estabelecer relações entre representações e raciocínios;
c) Identificar relações entre a filosofia, o pensamento crítico e a história da arte;
c1) Dominar o conceito de erudição;
c2) Identificar movimentos artísticos e correntes filosóficas;
c3) Reconhecer relações entre movimentos artísticos e correntes filosóficas;
d) Dominar o conceito de sujeito representado;
d1) Identificar o contributo de movimentos artísticos para a representação do sujeito;
d2) Compreender a relação entre mudanças nos métodos de representação artística e alterações na concepção de sujeito;
e) Empoderar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra;
e1) Valorizar a inclusão social;
e2) Dominar a concepção de empoderamento.

Programa
1 Nosotros
1.1 Para uma crítica da noção de sujeito
1.2 Ego, Outro e Extimidade
1.2 Simulacros e Simulações
2 Genealogias da relação Tempo-Cultura-Imagem
2.1 Revisitações da História de Arte e do Pensamento
2.2 Problematizando a Noção de Contemporâneo
2.3 Revisitando o conceito de Atlas
2.4 Traduzir e Representar
3 Liberdade para pensar, escolhas para representar

Metodologia de avaliação
A metodologia de avaliação é uniforme aplicando-se em todas as épocas de avaliação. Desenvolve-se com base na assiduidade, na participação e num conjunto exercícios, partindo dos conteúdos lecionados, a que acresce um exercício final de demonstração de conhecimentos. A classificação final é calculada pela ponderação dos seguintes itens de avaliação:
Assiduidade e participação: 20%
Exercícios propostos: 50%
Exercício Final: 30%

Bibliografia
- Agamben, G. (2009). O que é o Contemporâneo. Chapecó: Argos
- Guerreiro, A. (2008). Política - Crítica do Contemporâneo. Porto: Fundação de Serralves
- Zizek, S. (0). Violence, or Ecology as a New Opium for the Masses. Acedido em 21 de dezembro de 2007 em http://www.lacan.com/zizecology1.htm
- Pós-Modernidade e Sociedade de Consumo.(1985, 12 de junho). Novos Estudos,

Método de Ensino
A - Exposição oral;
B - Leitura de textos;
C - Visionamento de Imagens;
D - Participação Colaborativa;

Software utilizado nas aulas
Doctrino

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 12 de julho de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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