Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 10,0 OT , Cód. 964528.
Docente(s)
- Valter Nuno Garcez da Silva Ventura (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
Questionar as origens da Fotografia enquanto processo técnico de reprodução da realidade, em contraponto aos processos artesanais tradicionais.
Dar a conhecer os inventores da fotografia, os autores da época, e o modo como esses inventores e autores pensaram a invenção da própria Fotografia.
Dar a conhecer as primeiras reflexões sobre a invenção da fotografia, e sobre o modo como este novo processo de representar a realidade modificou a sociedade e o modo de ver o mundo.
Contribuir para a aquisição de conhecimento, estruturado e fundamentado, sobre as consequências da invenção da fotografia na sociedade dos Séculos XIX e XX.
Programa
- A representação do real: a imagem como duplo da realidade.
- A invenção e os inventores da Fotografia.
- O Público Moderno e a Fotografia.
- Fotografia e Artes: pintura, teatro e literatura.
- Fotografia e a inventariação do mundo.
- Fotografia e Sociedade.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Participação construtiva em aula (10%) +
Frequência escrita (90%).
Exame: prova escrita (100%).
Bibliografia
- Helmut, G. (1982). The Origins of Photography. Nova Iorque: Abbeville Press.
- Rosemblum, N. (1998). A World History of Photography. Nova Iorque: Editions Abbeville
- Serém, M. (2009). A Fotografia em Portugal, Arte Portuguesa, da Pré-história ao Século XX. . lisboa: Fabu Editores
- Trachtenberg, A. (1980). Classic Essays on Photography. Branford, Stony Creek: Leetes Island Books
Método de Ensino
Serão leccionadas aulas teóricas, com apoio de textos e imagens.
A participação interventiva dos alunos será requisitada.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 30 de novembro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)