Publicação em Diário da República: Despacho nº 10072/2012 - 25/07/2012
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 5,0 OT , Cód. 964532.
Docente(s)
- Valter Nuno Garcez da Silva Ventura (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Promover cultura visual que permita aos alunos identificar e distinguir as diferentes linguagens criativas através da História.
Perceber a utilização da imagem ao longo do tempo como veículo de poder, de espiritualidade, de individualismo e de que forma os seus códigos se acumularam e subsistem.
Programa
Renascimento: ciência e arte
Renascimento: paganismo, neo-platonismo e cristianismo
Barroco: arte católica vs. arte reformista
Neo-Clássico e a era dos impérios
Romantismo e o regresso ao princípio
Impressionismo: o sonho da modernidade
Cubismo, futurismo e construtivismo: arte e revoluções
Dada e Surrealismo: a desilusão da modernidade
Metodologia de avaliação
Entrega de trabalho de grupo (70%)
Apresentação do trabalho de grupo (20%)
Avaliação contínua: assiduidade e participação construtiva nas reuniões on-line (10%)
Bibliografia
- Belting, H. (2006). O Fim da História da Arte.. São Paulo: Cosac Naify
- Chipp, H. (1999). Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes
- Gombrich, E. (1993). A História da Arte.. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A.
- Huyghe, R. (1998). O Poder da Imagem. Lisboa: Edições 70
Método de Ensino
Aulas teóricas.
Discussão e acompanhamento dos trabalhos de grupo on-line.
Software utilizado nas aulas
Skype
Zoom
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de agosto de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)