Publicação em Diário da República: Despacho nº 10766/2011 - 30/08/2011
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 14,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT , Cód. 911216.
Docente(s)
- Jorge Manuel Correia Guilherme (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicavel
Objetivos
Multiplicadores analógicos. Andares de saída em classe A, B, C e D. Amplificadores integrados e discretos. Resposta de frequência de circuitos. Realimentação e estabilidade. Osciladores Sinusoidais e de relaxação. Teoria clássica de filtros. Filtros contínuos e de condensadores comutados. PLL. Conversores de sinal, ADC, DAC e VF. Electronica digital. Ruido. Linhas de
transmissão.
Programa
-Andares de saída em classe A, B, C e D
-Amplificadores integrados e discretos
-Multiplicadores analógicos
-Resposta de frequência de circuitos eletrónicos
-Realimentação e estabilidade
-Osciladores sinusoidais e de relaxação
-Teoria clássica de filtros
-Filtros analógicos contínuos e de condensadores comutados
-Malha de captura de fase e sintetizadores de frequência
-Conversores de sinal, ADC, DAC e VF
-Eletrónica digital, dispositivos lógicos programáveis
-Análise de ruído em sistemas eletrónicos
-Interfaces de comunicação, linhas de transmissão
Metodologia de avaliação
Teste escrito 50%, Trabalhos Laboratoriais e Projeto obrigatorios. Trabalhos 25%. Projecto 25%, Exame 50%. A soma das varias componentes tem de ser maior ou igual a 9.5 valores
Bibliografia
- Gray, P. (2009). Analysis and Design of Analog Integrated Circuits. (Vol. 1). US: John Wiley & Sons
- Silva, M. (1996). Introdução aos circuitos Eléctricos e Electrónicos. (Vol. 1). Lisboa: Gulbenkian
- Silva, M. (1999). Circuitos com Transístores Bipolares e MOS. (Vol. 1). Lisboa: Gulbenkian
- Smith, S. (2015). Microelectronic Circuits. (Vol. 1). England: Oxford Press,
Método de Ensino
Aulas teóricas, aulas teórico-práticas e trabalhos de laboratório.
Software utilizado nas aulas
LTSpice
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de maio de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)