Publicação em Diário da República: Despacho nº 10366/2022 - 24/08/2022 (Parceria ESTT/ESAI)
5 ECTS; 1º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 908949.
Docente(s)
- Luis Filipe Rocha de Almeida (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Compreender os fundamentos do comportamento mecânico de sólidos deformáveis e as metodologias de análise de tensões e deformações em peças lineares sujeitas a esforços axiais e de flexão, que constituem as bases necessárias ao dimensionamento de elementos estruturais.
Compreender as metodologias de análise de tensões e deformações em peças lineares sujeitas ao corte e à torção, bem como os princípios básicos da verificação da segurança e da instabilidade elástica, que constituem as bases necessárias ao dimensionamento de elementos estruturais.
Programa
Conceitos básicos de Resistência dos Materiais. Lei de Hooke; hipótese das pequenas deformações; princípio da sobreposição dos efeitos; princípio de S.Venant; hipótese das secções planas; Peça linear. Critérios gerais de segurança: valores característicos das ações e das resistências dos materiais. Estados limites últimos de resistência e estados limites de utilização em serviço.
Tração e compressão simples; Flexão; Conceitos de flexão plana e desviada; Deformação em flexão; Tensões tangenciais em flexão simples: vigas de parede delgada, de secção aberta e fechada; Torção de barras e deformações; Estados de tensão e de deformação; Análise de elementos sujeitos a combinação de esforços; Instabilidade elástica em peças lineares comprimidas e em peças fletidas; Cálculo de deformações.
Metodologia de avaliação
Avaliação é feita com base na classificação obtida com base numa prova escrita, com uma componente teórica e uma componente pratica, sendo obrigatória a obtenção de 33% de aprovação em cada uma das partes.
É obrigatória a obtenção de nota mínima de 9,5 valores em 20 em qualquer das épocas de avaliação.
Bibliografia
- Farinha, J. (1996). Tabelas Técnicas. (Vol. 1). Lisboa: ETL, Lda
- JUVANDES, L. (2001). Resistência de Materiais 1. -: FEUP
- NASH, W. (2001). Resistência de Materiais. -: Hill de Portugal, Lda
- Silva, V. (1995). Mecânica e Resistência dos Materiais. -: Zuari
Método de Ensino
Aulas teóricas ou praticas de apresentação de conceitos e fundamentos e resolução de exercícios.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 12 de julho de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)