4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL , Cód. 90893.
Docente(s)
            - José Manuel Quelhas Antunes (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Desenvolvimento de competências sobre os princípios e conceitos da Química, e sobre do papel da Química nas ciências em geral e na Engenharia Civil em particular. Aquisição de competências a nível de laboratório de Química.
Programa
          PARTE TEÓRICA
I.	Conceitos básicos
I.1.	Estrutura da matéria. 
I.1.1.	Revisão do conceito de átomos, moléculas e iões. Conceito de massa atómica e molecular, de mole e massa molar.
I.1.2.	Símbolos e fórmulas químicas. 
I.1.3.	Nomenclatura de compostos iónicos. 
I.2.	Tabela periódica. 
II.	Reacções químicas.
II.1.	Cálculos estequiométricos. 
II.1.1.	Estequiometria de reacções químicas. 
II.1.2.	Soluções e unidades de concentração.
II.2.	Equilíbrio químico. 
II.2.1.	Constante de equilíbrio. 
II.2.2.	Factores que afectam o equilíbrio. Princípio de Le Chatelier. 
II.3.	Ácidos e bases. 
II.3.1.	Pares ácido-base conjugados. 
II.3.2.	Constantes iónicas. Conceito de pH. Notação pX. Soluções tampão. 
II.3.3.	Titulações ácido-base. 
II.4.	Sais pouco solúveis. 
II.4.1.	Equilíbrio de solubilidade. Produto de solubilidade de sais pouco solúveis. 
II.5.	Oxidação - redução. 
II.5.1.	Conceito de número de oxidação. Semi-reacções. Acerto de equações de oxidação ? redução. Potenciais de redução padrão. 
II.5.2.	Pilhas electroquímicas. Força electromotriz. Eléctrodo padrão de hidrogénio.
II.5.3.	Corrosão metálica. Medidas preventivas da corrosão.
PARTE PRÁTICA 
I.	Noções gerais de segurança no laboratório. Reconhecimento e manuseamento de material de vidro. Utilização da balança analítica. Noções sobre como elaborar o relatório de um trabalho experimental em Química.
II.	Trabalhos práticos laboratoriais:
II.1.	Medição de volumes e massas de líquidos.
II.2.	Preparação e aferição de soluções.
II.3.	Análise volumétrica.
II.4.	Volumetria de precipitação.
II.5.	Determinação do pH de solos.
II.6.	Estudo de reações de oxidação-redução e pilhas electroquímicas.
Metodologia de avaliação
          Ponderação entre uma classificação teórica obtida por testes escritos e uma classificação prática obtida a partir dos relatórios dos trabalhos laboratoriais. Os relatórios têm um peso de 30% e os teste escritos um peso de 70%.
Bibliografia
          - Chang, R. (1994). Química. Lisboa:  McGraw Hill
- Mahan, B. (1995). Química, Um Curso Universitário. São Paulo:  Edgard Blucher
Método de Ensino
          Aulas teóricas em que se expõem os conceitos relativos à disciplina e aulas práticas em que são realizados trabalhos laboratoriais e propostos alguns exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas
          Não Aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 04 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















