IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Tipografia

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020

3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 3,0 O , Cód. 964460.

Docente(s)
- Maria João Bom Mendes dos Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos de tipografia.
1.1 Conhecer a anatomia e nomenclatura e os processos técnicos de fundição de tipos.
2. Compreender a história e a teoria da tipografia.
2.1 Conhecer os grandes Designers de tipos e Tipógrafos
3. Saber escolher os tipos de letras. Conhecer as regras do uso da tipografia e saber aplicá-las na prática.
3.1 Identificar os tipos de letras de acordo com as classificações estilísticas
3.2 Conhecer e aplicar as regras do design tipográfico
4. Desenhar de Tipos de letras.
4.1 Desenvolver competências no desenho do tipo através de experimentação com desenho manual, e desenho vetorial.

Programa
1. Tipografia.
1.1 Anatomia e nomenclatura dos tipos.
1.2 Principais processos de fundição de tipos.
2. Origens e influências na tipografia
2.1 Designers de tipos e Tipógrafos
3. Classificações tipográficas e Regras do uso da tipografia.
3.1 Diferentes classificações tipográficas (forma, espessura, largura, uso ortográfico e tamanho)
3.2 Composição tipográfica: largura da coluna; Espacejamento (kerning, tracking); tipos de alinhamento, entrelinha.
3.3 Legibilidade, hierarquia,
4. Desenho de tipos de letras digitais
4.1 Desenho manual
4.2 Desenho vetorial (ferramentas de Bézier)

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A nota final resulta da média ponderada dos seis trabalhos práticos realizados em aula, que valem cada um 16,66%, dos 100% finais.
Por cada ausência às avaliações em aula, dos seis trabalhos, o aluno terá uma penalização de 0.2% na nota final.
Avaliação em Exame ou Recurso
Para ser avaliado em exame o aluno deverá ter frequentado, pelo menos, dois terços das aulas previstas, e ter realizado, pelo menos, dois dos execícios realizados em ápoca de Avaliação Contínua
A nota do exame resulta da média ponderada dos mesmos seis exercícios propostos em avaliação contínua, em cumulativo com as penalizações por cada ausência às avaliações realizadas ao longo do semestre.

Bibliografia
- Baines, P. e Haslam, A. (2002). Type and Typography. (Vol. 1). Londres: Laurence King Publishing
- Blackwell, L. (1993). La tipografia del siglo XX. (Vol. 1). Barcelona: Editorial Gustavo Gili
- Bringhurst, R. (1997). The Elements of Typographic Style. (Vol. 1). Vancouver: Hartley & Marks
- Cheng, K. (2006). Designing Type. (Vol. 1). Londres: Laurence King Publishing
- Henestrosa , C. e Meseguer, L. e Scaglione, J. (2017). How to Create Typefaces – from sketch to screen. Madrid: Tipo e Editorial
- Jong, C. (2017). Type – A Visual History of Typefaces and Graphic Styles (1628-1938). (Vol. 1). Colonia: Taschen
- Lupton, H. (2004). Thinking With Type – A Critical Guide for Designers, Writers, Editors & Students. (Vol. 1). NewYork : Princeton Architectural Press
- Megs, P. e McKelvey , R. (2000). Revival of the Fittest: Digital Versions of Classic Typefaces. (pp. 1). New York: RC Publications

Método de Ensino
Apresentação dos conteúdos teóricos com apoio de meios audiovisuais. Desenvolvimento de exercícios práticos e experimentais: desenho manual e digital. Realização de projetos acompanhados pelo professor.

Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator e FontLab

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 22 de julho de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado