Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964416.
Docente(s)
- Vitor Dinis Carita de Jesus (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Saber criar e executar maquetas de design editorial;
2. Entender as diferenças tipológicas entre os diversos objectos do design editorial:
3. Saber concretizar e elaborar a paginação de cada tipo de design editorial dos objetos gráficos propostos.
Programa
1. Introdução ao design editorial;
1.1 Os diferentes elementos gráficos do Design Editorial e a sua relação com a parte textual de um padrão editorial:
- Tipografia;
- Cor;
- Alinhamento;
- Imagens;
2. Grelhas e de estilos tipográficos e de paginação;
2.1. Os diferentes elementos para a composiçaõ de um Layout de paginação:
- Formato;
- Grelha paginação e os seus elementos;
- Mancha de texto e imagem;
2.2 Tipografia e os seus diferentes estilos e famílias de fontes;
3. Hierarquias tipográficas, tipos de composição de página e coerência visual de uma publicação.
3.1 Princípios visuais de coerência gráfica de uma publicação;
3.2.Diferentes layout para paginação;
Como estabelecer hierarquia visual tipográfica de uma página;
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua de presença obrigatória com base nos exercícios práticos solicitados ao longo do semestre. A classificação final resulta da ponderação matemática da avaliação dos trabalhos práticos e da assiduidade, que será valorizada em 5%. A não entrega dos trabalhos no prazo estipulado pelo docente terá uma penalização de 10% por exercício/projecto.
O aluno dispensa de exame com nota mínima de 10 valores.
Só são admitidos a exame os alunos que tenham tido uma assiduidade superior a 2/3 das aulas e que tenham realizado pelos menos um dos projectos propostos em época de frequência.Em exame são entregues os trabalhos práticos que não tiveram avaliação positiva em frequência.
Bibliografia
(2003). Nuevo diseño de revistas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili
(2006). Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify
(2007). Grid, Construção e Desconstrução. São Paulo: Cosac Naify
(2012). Manual dos tipos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili
Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas expositivas de presença obrigatória.
2. Realização prática dos exercícios.
Software utilizado nas aulas
Adobe Indesign; Adobe PhotoShop e Adobe Illustrator.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 30 de novembro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)