IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Edição Electrónica

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

5.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964442.

Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
– Conhecer as ferramentas e conceitos base nas áreas do processamento electrónico de textos e do desenho vectorial.
– Conhecer e familiarizar-se com as ferramentas do programa operativo (desenho vectorial)
– Desenvolver competências no domínio da aplicação para a edição de texto
– Dominar o software específico de edição e realização imagens vectoriais.
– Desenvolver capacidades de preparação de originais para diferentes tipos de utilização.

Programa
1. Introdução à Informática.
1.1 Noções de hardware e de software.
2. Imagem digital; distinção entre imagens bitmap e vectorial.
3. Edição e elaboração de imagens vectoriais (software específico).
3.1. O ambiente de trabalho. Definição do documento.
3.2. Introdução e familiarização com a caixa de ferramentas do programa operativo.
3.3. Desenho por paths e formas pré-definidas - Criação e manipulação de paths.
3.4. Transformação, distorção e fusão de objectos.
3.5. Painéis
3.6. Família de fontes, entrelinhamento, kerning e tracking.
3.7. Criação e edição de padrões e estilos gráficos
4. Modos, modelos e sistemas de cores.
4.1. Uso de cor e gradientes em software de desenho vectorial.
5. Tipos de ficheiros.
5.1. Preparação de originais para diferentes tipos de utilização.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Avaliação contínua incide sobre os trabalhos práticos realizados em aula: 95% (1.º projeto: 10%, 2.º proj. 15%, 3.º proj. 15%, 4.º proj. 20% e 5.º proj. 35%) e a assiduidade: 5%.
Estão dispensados de avaliação por exame os alunos com assiduidade superior a 2/3 (dois terços) das aulas e que tenham realizado os trabalhos práticos com nota igual ou superior a 10 (dez) valores.
Serão excluídos da avaliação por exame os alunos com assiduidade inferior a 2/3 (dois terços) das aulas.

Avaliação por Exame
A avaliação por exame constituirá de um exercício prático.

Bibliografia
- ALVES, W. (2015). Adobe Illustrator CC 2015 - Ferramentas e Técnicas para Desenho. São Paulo: Érica
- ANDRADE, M. (2016). Adobe Illustrator CC. São Paulo: Senac
- Adobe Creative Team, . (2013). Adobe Illustrator CS5: Classroom in a book. San Jose: Adobe Press
- CHELIUS, C. e SCHWARTZ, R. (2019). Learn Adobe Illustrator CC for Graphic Design and Illustration: Adobe Certified Associate Exam Preparation . (Vol. 1). San Francisco: CA: Pearson Education, Adobe Press
- LÉLIS, C. (2009). Illustrator CS3 & CS4 - Curso Completo. Lisboa: FCA - Editora de Informática, Lda.
- TALVANES, A. (2018). Adobe Illustrator CC a arte de vetorizar. Rio de Janeiro: Alta Books Editora
- WOOD, B. (2021). Adobe Illustrator CC Classroom in a Book (2022 release. (Vol. 1). San Francisco: CA: Pearson Education, Adobe Press

Método de Ensino
Apresentação dos conteúdos teóricos com recurso a meios audiovisuais.
Execução prática de exercícios propostos durante o semestre com acompanhamento teórico. Criação, edição e preparação de documentos.

Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de agosto de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado