Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964411.
Docente(s)
- Vitor Dinis Carita de Jesus (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1 Dominar a sintaxe visual básica
2 Adquirir uma literacia visual gráfica abrangente
3 Escolher, hierarquizar e manipular elementos tipográficos de um projecto gráfico
4 Saber conjugar imagem e texto
5 Saber desenhar símbolos
6 Desenvolver projectos de identidade institucional
Programa
1 Introdução ao design gráfico: sintaxe e literacia visual
2 Composição
3 Forma, linha, contorno e preenchimento, forma e fundo, textura, cor
4 Escolha de tipos de letra adequados
5 Letra, palavra, frase, texto
6 Texto e imagem
7 Desenho de símbolos icónicos
8 Identidade institucional
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua com base nos oito exercícios práticos solicitados ao longo do semestre. As datas de entrega estão devidamente explicitadas em cada um dos oito enunciados apresentados, e os exercícios só podem ser entregues dentro dessas datas, a menos que exista uma justificação que constitua impedimento do mesmo. A classificação final resulta da ponderação da avaliação dos exercícios práticos: tendo os primeiros dois têm o peso de um (cada), os exercícios três, quatro e cinco têm o peso de dois (cada um) na nota final; e os exercícios seis, sete e oito têm peso de quatro (cada um) na nota final. O aluno dispensa de exame com nota mínima de 10 valores.
São admitidos a exame os alunos que tenham tido uma assiduidade superior a 2/3 das aulas e que tenham realizado pelos menos cinco dos exercícios propostos em frequência. A classificação final resulta da ponderação da avaliação dos trabalhos práticos. O exame e o recurso valem, cada um, 100% da nota final.
O exame poderá ser realizado à distância com recurso às plataformas moodle, e Teams.
Bibliografia
- Forssman, F. e Willberg, H. (2003). Primeros Auxilios en Tipografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili
- Gordon, B. e Gordon, M. (2002). Diseño Grafico Digital. Barcelona: Editorial Gustavo Gili
- Hyndman, S. (2015). Why Fonts Matter. London: Virgin Books
- Lupton, E. (2020). Pensar com Tipos. Barcelona: Editorial Gustavo Gill
- Phillips, J. e Lupton, E. (2014). Diseno Gráfico - Nuevos Fundamentos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili
- Wilde, R. e Wilde, J. (2000). Visual Literacy: A Conceptual Approach to Graphic Problem Solving. USA: Watson-Guptill Publications Inc
Método de Ensino
Aulas lecionadas por videoconferência no moodle e Teams.
1 Exposição de conceitos teóricos introdutórios aos exercícios práticos
2 Realização de vários exercícios práticos
3 Acompanhamento da elaboração dos projetos
4 Análise dos resultados
Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator; Adobe InDesign; Adobe Photoshop
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de agosto de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)