IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial

Ano Letivo: 2022/23

 

Oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos de pós-graduação e mestrado.

        

ECTS: 180
Local de Funcionamento: Abrantes.

Objectivos

Objetivos gerais da licenciatura em Comunicação Social


A licenciatura tem por objetivo a formação de profissionais da Comunicação, conscientes do mundo que os rodeia, com sentido crítico e com capacidade de adaptação a diferentes realidades. Consciente da sua essência (ensino superior politécnico), o curso proporciona aos seus estudantes um percurso que é simultaneamente teórico e laboratorial, com o objetivo de os preparar para o exercício profissional de forma sólida (do ponto de vista dos conhecimentos) e eficaz (do ponto de vista da prática).
Para além de um tronco comum, os alunos seguem o seu perfil (Jornalismo ou Comunicação Empresarial), frequentando UC específicas que mais se adaptem à carreira profissional que pretendem seguir. Pretende-se, desta forma, proporcionar uma formação diversificada, que permita aos estudantes obter uma preparação específica mas também multifacetada, como resposta às constantes mutações e diversidades do mercado profissional em que a licenciatura se situa.

Objetivos do perfil de Jornalismo


O perfil de Jornalismo tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da Comunicação Social e afins, aptos para assumir a execução operacional de competências especializadas, dentro da múltiplas facetas e exigências do setor.

Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área do Jornalismo, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de resposta a solicitações de parceiros da comunidade envolvente, ou através da produção de conteúdos disponibilizados em meios próprios ou de entidades com que o curso colabora.

O perfil em Jornalismo está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes em ambientes de trabalho altamente competitivos, seja em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

Objetivos do perfil em Comunicação Empresarial


O perfil de Comunicação Empresarial tem por objetivo a formação de profissionais capazes de integrar um vasto conjunto de funções na área da consultoria e assessoria de comunicação, aptos para assumir a execução operacional de tarefas especializadas, mas também o de progressivamente assumir funções de conceção e gestão de Planos de Comunicação.

Dotado de um corpo docente especializado e com relevante experiência profissional na área da Comunicação Empresarial, o curso procura integrar os discentes deste perfil em processos de aprendizagem aplicada e multifacetada, preferencialmente através da realização de projetos reais de prestação de serviços a parceiros da comunidade envolvente, ou através de case studies.

O perfil em Comunicação Empresarial está assim focado na formação de competências que potenciem a capacidade operacional e a empregabilidade dos discentes, seja em ambientes de trabalho altamente competitivos em empresas privadas, instituições públicas ou em soluções de auto emprego e empreendedorismo, tanto no mercado nacional como internacional.

Saídas profissionais

As saídas profissionais possibilitadas pelo perfil de competências construído no Curso de Comunicação Social orientam-se para entidades privadas e públicas, tanto no perfil de Jornalismo como de Comunicação Empresarial. Incluem-se nestas entidades empresas de comunicação jornalística (de diferentes dimensões, desde o âmbito local ao âmbito nacional, e de diferentes áreas, desde a imprensa escrita ao audiovisual, passando pelo online e pela rádio), gabinetes de comunicação (públicos ou privados), autarquias locais e administração central e regional, empresas de diferentes setores de atividades (que necessitem de desenvolver estratégias de comunicação), fundações/associações e outras (que organizem eventos).

Entre os vários perfis profissionais que os licenciados de Comunicação Social se encontrarão capazes de ocupar contam-se os de:

Perfil de Jornalismo:

  • Jornalista de Imprensa
  • Online
  • Rádio
  • Televisão e Agência
  • Jornalista Multimedia
  • Fotojornalista
  • Técnico de Audiovisual
  • Produtor e Editor de Conteúdos

Perfil de Comunicação Empresarial:

  • Consultoria de Comunicação e Marketing
  • Assessoria de Imprensa
  • Relações Públicas
  • Organização e Gestão de Eventos
  • Gestão de Conteúdos

Condições de Acesso

 

Preferências regionais

Área de influência: Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém.

Vagas: 30%

Cursos com acesso preferencial: 602, 604, 841, G70, G71, G80

Vagas: 20%

Provas de Ingresso

Uma das seguintes provas:

06 Filosofia

09 Geografia

11 História

18 Português

Taxas e Emolumentos

 Tabela de emolumentos

Calendarização

 Acesso 

Ano Letivo: 2022/23

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023

Plano curricular
Cód. UC Ramo Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
829713 Escrita DigitalComunicação EmpresarialInformação e Jornalismo 4
829723 Escrita DigitalJornalismoInformação e Jornalismo 4
829717 Fundamentos de EconomiaComunicação EmpresarialCiências Sociais 4
829727 Fundamentos de EconomiaJornalismoCiências Sociais 4
829712 Géneros JornalísticosComunicação EmpresarialInformação e Jornalismo 4
829722 Géneros JornalísticosJornalismoInformação e Jornalismo 4
829716 Introdução ao MarketingComunicação EmpresarialComunicação Empresarial 4
829726 Introdução ao MarketingJornalismoComunicação Empresarial 4
829715 Métodos QuantitativosComunicação EmpresarialMatemática 3
829725 Métodos QuantitativosJornalismoMatemática 3
829711 Técnicas de Expressão Oral e EscritaComunicação EmpresarialCiências Sociais 5
829721 Técnicas de Expressão Oral e EscritaJornalismoCiências Sociais 5
2º Semestre
8297110 Dinâmica dos Grupos EditoriaisComunicação EmpresarialInformação e Jornalismo 4
8297210 Dinâmica dos Grupos EditoriaisJornalismoInformação e Jornalismo 4
8297112 Estudos CulturaisComunicação EmpresarialCiências Sociais 4
8297212 Estudos CulturaisJornalismoCiências Sociais 4
829729 História Económica e PoliticaJornalismoCiências Sociais 4
829719 História Económica e PolíticaComunicação EmpresarialCiências Sociais 4
829714 Inglês e os MédiaComunicação EmpresarialCiências Sociais 4
829724 Inglês e os MédiaJornalismoCiências Sociais 4
8297113 Laboratório de Gestão de EventosComunicação EmpresarialComunicação Empresarial 6
8297213 Laboratório de Gestão de EventosJornalismoComunicação Empresarial 6
8297114 Laboratório de JornalismoComunicação EmpresarialInformação e Jornalismo 6
8297214 Laboratório de JornalismoJornalismoInformação e Jornalismo 6
8297111 Marketing DigitalComunicação EmpresarialComunicação Empresarial 4
8297211 Marketing DigitalJornalismoComunicação Empresarial 4
829718 Semântica e PragmáticaComunicação EmpresarialCiências Sociais 4
829728 Semântica e PragmáticaJornalismoCiências Sociais 4

 

Plano curricular
Cód. UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
8297116 Inglês AplicadoComunicação EmpresarialCiências Sociais 5
8297216 Inglês AplicadoJornalismoCiências Sociais 5
8297122 Laboratório de Comunicação OrganizacionalComunicação EmpresarialComunicação Empresarial 6
8297222 Laboratório de Comunicação OrganizacionalJornalismoComunicação Empresarial 6
8297118 Laboratório de ImagemComunicação EmpresarialInformação e Jornalismo 6
8297218 Laboratório de ImagemJornalismoInformação e Jornalismo 6
8297120 Laboratório de Produção de ConteúdosComunicação EmpresarialComunicação Empresarial 6
8297220 Laboratório de Produção de ConteúdosJornalismoComunicação Empresarial 6
8297125 Sociedade e GlobalizaçãoComunicação EmpresarialCiências Sociais 4
8297225 Sociedade e GlobalizaçãoJornalismoCiências Sociais 4
2º Semestre
8297119 Comunicação de CriseComunicação EmpresarialComunicação Empresarial 5
8297219 Comunicação de CriseJornalismoComunicação Empresarial 5
8297124 Direito e Ética de ComunicaçãoComunicação EmpresarialCiências Sociais 4
8297224 Direito e Ética de ComunicaçãoJornalismoCiências Sociais 4
8297126 Laboratório AudiovisualComunicação EmpresarialInformação e Jornalismo 6
8297226 Laboratório AudiovisualJornalismoInformação e Jornalismo 6
8297123 Literatura e Pensamento ContemporâneoComunicação EmpresarialCiências Sociais 5
8297223 Literatura e Pensamento ContemporâneoJornalismoCiências Sociais 5
8297115 SemióticaComunicação EmpresarialCiências Sociais 4
8297215 SemióticaJornalismoCiências Sociais 4
8297117 Temas de SociologiaComunicação EmpresarialCiências Sociais 4
8297217 Temas de SociologiaJornalismoCiências Sociais 4
8297121 Teorias da ComunicaçãoComunicação EmpresarialCiências Sociais 5
8297221 Teorias da ComunicaçãoJornalismoCiências Sociais 5

 

Plano curricular
Cód. UCRamoÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
8297129 BrandingComunicação EmpresarialComunicação Empresarial 6
8297130 Comunicação Estratégica das OrganizaçõesComunicação EmpresarialComunicação Empresarial 6
8297230 Discurso dos MédiaJornalismoInformação e Jornalismo 6
8297127 Laboratório de Assessoria de ImprensaComunicação EmpresarialComunicação Empresarial 6
8297229 Laboratório de Jornalismo DigitalJornalismoInformação e Jornalismo 6
8297228 Laboratório de SomJornalismoInformação e Jornalismo 6
8297231 Laboratório de TelevisãoJornalismoInformação e Jornalismo 6
8297128 Laboratório dos Média e Relações PúblicasComunicação EmpresarialComunicação Empresarial 6
8297131 Linguagens PublicitáriasComunicação EmpresarialComunicação Empresarial 6
8297227 Publicações DigitaisJornalismoInformação e Jornalismo 6
2º Semestre
8297133 EstágioComunicação EmpresarialComunicação Empresarial 26
8297233 EstágioJornalismoInformação e Jornalismo 26
8297132 Seminários TemáticosComunicação EmpresarialCiências Sociais 4
8297232 Seminários TemáticosJornalismoCiências Sociais 4

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Hália Filipa da Costa Santos

Hália Filipa da Costa Santos

t.: 241379500
endereço de e-mail

Coordenador(a) Erasmus

Marta Margarida Santos Dionísio

Marta Margarida Santos Dionísio

Gabinete: Gabinete B191 ESGT
t.: 241379500
ext.: 2719
endereço de e-mail
Ano Letivo: 2022/23
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado