Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938072.
Docente(s)
- António Martiniano Ventura (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
No contexto do objectivo geral já descrito, propomos como objectivos específicos:
- Levar os estudantes a entender a importância do exame visual dos objectos de arte e o papel da fotografia enquanto registo documental, que prevalece para além desse exame visual;
- Dar a entender a fotografia aplicada ao trabalho de museu e de conservação, e enquanto técnica documental de extensão e de amplificação da percepção visual, capaz de demonstrar, comprovar, testemunhar e de substituir a realidade representada;
Programa
1. A Fotografia enquanto processo complexo, dotado de zonas de interesse:
- O objecto;
- A luz;
- A formação da imagem;
- O registo da imagem;
2. Os factores que determinam o resultado final no processo fotográfico:
- O ponto de vista;
- O enquadramento;
- A distância focal da lente;
3. A câmara fotográfica e os seus mecanismos:
- Obturador;
- Diafragma;
- Visores;
- Sensores;
- Lentes;
4. Efeitos com o obturador e com o diafragma:
- Congelamento do movimento;
- Controle da nitidez na profundidade de campo;
5. O fotómetro e o valor de exposição:
- Luz existente;
- Sensibilidade do sensor;
- Tempo de exposição;
- Abertura da lente;
6. Técnicas de Iluminação para:
- Objectos de expressão tridimensional;
- Superfícies;
7. A fotografia enquanto forma de registo documental:
- Questões, métodos e procedimentos.
8. O Exame Visual do objecto e o registo fotográfico:
- Técnicas e procedimentos;
9. A fotografia aplicada ao trabalho de museu e de conservação, e enquanto técnica documental de extensão e de amplificação da percepção visual, capaz de demonstrar, comprovar, testemunhar e de substituir a realidade representada:
- Métodos;
- Técnicas;
- Procedimentos;
Metodologia de avaliação
Dado que as características desta disciplina exigem uma participação activa do estudante, será apropriado que a avaliação da aprendizagem seja feita de modo contínuo. Assim, para cada um dos Projectos Experimentais propostos, e desenvolvidos ao longo das aula, será solicitado relatório técnico individual. A nota final, resultará da média aritmética obtida no conjunto dos relatórios. As provas de Exame deverão incluir prova escrita, mas também exigem a apresentação dos relatórios individuais, relativos ao acompanhamento dos Projectos Experimentais desenvolvidos em aula prática. A nota de Exame deverá resultar da média ponderada obtida entre a prova escrita, com o peso relativo de 40 pontos em 100, e o conjunto dos relatórios apresentados e desenvolvidos em aula prática, com o peso relativo de 60 pontos em 100.
Bibliografia
- AAVV, A. (1992). Problemi di Restauro, Riflessioni e Richerche. (Vol. 1). (pp. 1-150). Florença: Edifir
- Blaker, A. (1989). Handbook for Scientific Photography. London: Focal Press
- Thomas, B. (1980). Light - Its Interation with Art and Antiquities. New York: Plenum Press
Método de Ensino
Desenvolvimento em aulas práticas de projectos experimentais, apoiados por aulas teóricas, pesquisa e estudo autónomo por parte dos estudantes.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 12 de dezembro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)