Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938049.
Docente(s)
- Maria Madalena Giraldes Barba Pessoa Jorge Oudinot Larcher (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Adquirir uma visão global da História de Portugal medieval, aprofundando os aspetos mais relevantes das realidades sociais e culturais, associados à fundação do Estado e da nação:
1.1. a gradual configuração do território pela Reconquista;
1.2. a formação da sociedade das três ordens e as suas ramificações;
1.3. a fundação e evolução da monarquia e das estruturas de poder;
1.4. a formação da língua e da cultura;
2. Saber reconhecer estes aspetos no património (material e imaterial) e sobretudo na documentação fundamental da época;
3. Saber relacioná-los com as matrizes identitárias coletivas.
Programa
I. Os antecedentes suevos e visigodos
II. A formação do reino:
1. Do condado ao reino
2. O reino na Respublica Christiana
3. O fim de um período
4. Sociedade e cultura: os reflexos da estratificação social nos valores e mentalidades; a literatura, no contexto das restantes artes (os livros iluminados); o ensino.
III. A afirmação portuguesa como nação (1279-1385):
1. A Dinastia Borgonha-Bolonha post Afonso III (1279-1383)
2. A afirmação face a Castela (1383-1385)
3. Sociedade e cultura
IV. A centralização do poder e o primeiro século das navegações, sob a dinastia directa de Avis (1385-1495)
1. O contexto europeu: o fortalecimento do Estado
2. D.João I: o governo do reino; a conquista de Ceuta;
3. D.Duarte: as questões internas e o desastre de Tânger;
4. A menoridade de D.Afonso V e a acção de D.Pedro; a acção do Infante D.Henrique;
5. O reinado efectivo de D.Afonso V: o governo do reino e as conquistas no norte de África
6. A centralização do poder em D.João II: o confronto com a alta nobreza; o prosseguimento da acção marítima do Infante D.Henrique, do Tratado de Toledo (1480) ao de Tordesilhas (1494).
7. Sociedade, Assistência e Ensino
8. A literatura: humanismo e horizontes medievais; a literatura de viagens.
Metodologia de avaliação
Uma frequência, na qual é necessário obter a média de 10 valores para se dispensar do exame. Não tendo obtido aprovação na frequência, um exame escrito, no qual é exigível a classificação mínima de 10 e que terá exatamente as mesmas condições.
Para os alunos que o desejarem, poderá haver uma avaliação complementar, de análise crítica de uma fonte documental da época, sob acompanhamento do docente, com uma breve apresentação oral em aula, que fará média com a nota obtida no período de frequências ou de exame, caso esta média resulte em benefício do aluno.
Bibliografia
- Marques, A. (1997). História de Portugal. (Vol. I). Lisboa: Presença
- SERRÃO, J. (1976). História de Portugal. (Vol. I). Lisboa: Verbo
- Serrão, J. (1974). A Historiografia Portuguesa. Doutrina e Crítica. (Vol. 01-mar). Lisboa: .
- Serrão, J. (1990). Dicionário de História de Portugal. (Vol. 01-jun). Porto: .
Método de Ensino
Aulas expositivas, conjugadas com aulas práticas de análise de documentos e de apresentação comentada de esquemas, mapas e imagens relativas ao património material e imaterial, que promovam a discussão sobre os conteúdos da disciplina.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 07 de junho de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)