Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 2,0 OT , Cód. 938031.
Docente(s)
- Ângela Sofia Alves Ferraz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Identificar os mecanismos de deterioração que afetam os bens culturais.
2. Formular riscos associados a diversas condições físicas, ambientais e contextos.
3. Aplicar princípios de conservação preventiva.
4. Justificar e aplicar estratégias de controlo ambiental sustentável.
Programa
1.Introdução à Conservação Preventiva.
1.1. Conceitos, retrospectiva histórica e campos de ação
1.2. Avaliação de riscos. Agentes de deterioração
2. Monitorização e controlo ambiental
2.1. Temperatura e humidade relativa
2.1.1. Introdução aos parâmetros termo-higrométricos. O diagrama psicrométrico.
2.1.2. Evolução dos parâmetros termo-higrométricos em museus
2.1.3. Especificações sobre valores de temperatura e humidade relativa
2.1.4. Monitorização e controlo: recursos e metodologias. Métodos ativos e passivos.
2.2. Luz e iluminação
2.2.1. Tipos de fontes de luz
2.2.2. Deterioração por ação da luz
2.2.3. Especificações de normas de iluminação: valores de referência, visibilidade versus conservação
2.2.4. Monitorização e controlo: instrumentos, estratégias e procedimentos
2.3. Contaminação atmosférica
2.3.1. Formas como os contaminantes atingem os objetos
2.3.2. Principais tipos de contaminantes: fontes e efeitos nos materiais
2.3.3. Monitorização e controlo: normas e procedimentos
3. Controlo integrado de pragas
3.1. Principais tipos de pragas
3.2. Prevenção, deteção e monitorização
3.3. Métodos de controlo de pragas
4. Controlo ambiental
4.1. Em contexto de reservas
4.1.1 Planeamento e gestão de acervos: critérios de qualidade
4.1.2. Mobiliário, organização e limpeza
4.1.3. Acondicionamento e manuseamento
4.2. Em contexto de circulação de bens culturais
4.2.1. Cedência de bens culturais: normas e documentação. Os facilities report e os conditions report.
4.2.2. Embalagem e transporte
4.3. Em contexto de exposição
4.3.1. Mobiliário, materiais e exposição
4.3.2. Montagem e monitorização
4.3.3. O público enquanto fator de risco
5. Controlo ambiental e sustentabilidade
5.1. O papel dos edifícios
5.2. Gestão de recursos
Metodologia de avaliação
A classificação final do aluno em época de avaliação contínua ou final resulta da ponderação dos seguintes componentes:
A. Participação nas atividades e exercícios realizados em contexto das aulas TP, que são de presença obrigatória (10%)
B. Realização de um poster com apresentação oral, em grupo não superior a 3 elementos (25%)
C. Teste escrito (65%)
Os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 10 valores na soma das 3 componentes (A+B+C) ficam dispensados de exame.
Ficam excluídos de exame os alunos que não tiverem um mínimo de 3,5 valores na soma das componentes A + B.
Bibliografia
- Aslhey-Smith, J. (1999). Risk Assessment for Object Conservation. London: Butterworth
- Camacho, C. (2007). Plano de Conservação Preventiva: Bases orientadoras, normas e procedimentos. Lisboa: Instituto dos Museus e da Conservação
- Casanovas, L. (2008). Conservação Preventiva e Prevenção de Obras de Arte: condições ambiente e espaços museológicos em Portugal. Lisboa: Inapa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
- Fornies Matias, Z. (2011). La climatización de depósitos de archivos, bibliotecas y museos como método de conservación. Gijón: Ediciones Trea
Método de Ensino
1.Aulas teóricas expositivas, com recursos audiovisuais e leituras críticas de textos.
2.Aulas práticas-laboratoriais, com estratégias de aprendizagem ativa através de exercícios com base em problemas.
3.Acompanhamento da execução dos trabalhos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de dezembro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)