Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938020.
Docente(s)
- Manuel Alberto Nogueira Henriques Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Conhecer a nomenclatura e classificar os compostos orgânicos usados em CR; Saber relacionar as propriedades com a estrutura; Saber avaliar os perigos dos solventes e avaliar o tipo de interacção que poderão ter com os materiais; Conhecer os processos associados à produção de papel e de fotografia PB
Programa
Componente teórica
Química orgânica: Hidrocarbonetos saturados; Alcanos; Cicloalcanos; Nomenclatura dos hidrocarbonetos saturados; Nomenclatura dos cicloalcanos; Grupos funcionais: álcoois e éteres; Aldeídos e cetonas; Polímeros e macromoléculas: Generalidades e definições; Factores que afectam as propriedades de um polímero; Mecanismos de degradação de polímeros:
Limpeza em Conservação e restauro: Técnicas de limpeza física; Técnicas de limpeza por solventes; Limpeza com água; Limpeza com Solventes orgânicos.
Química da fotografia a preto e branco: Química da fotografia a preto e branco. Revelação: Agentes químicos de revelação, hidroquinona e metol, mecanismo de revelação. Agentes alcalinos, antioxidantes, antivéu e o caso particular do sulfito de sódio. Banho de paragem. Fixação e respectivo mecanismo químico. Composição do banho fixador. Viragem. Lavagem.
Química do papel: Química da madeira; Processos mecânicos; Processos semiquímicos. Processos químicos; Processo ácido e reacção de deslenhificação. Processo alcalino ou kraft e reacção de deslenhificação. Crivagem depuração e lavagem da pasta crua. Branqueamento com oxigénio e com ozono. Formação da folha de papel.
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua é composta por cinco momentos de avaliação na forma de testes escritos, sendo cada um cotado em 4 valores, para uma avaliação final que totaliza 20 valores. A aprovação é obtida quando a soma das notas de todos os momentos de avaliação for igual ou superior a 10 valores.
A avaliação nas épocas de Exame Normal e de Exame de Recurso consiste numa prova escrita cotada em 20 valores.
Bibliografia
- Horie, C. (1987). Materials for Conservation. London: Butterworth
- Masschelein-Kleiner, L. (1981). Les Solvants. Bruxelles: IRPA
- Masschelein-Kleiner, L. (1995). Ancient Binding Media. Roma: ICCROM
- Wilks, (ed), H. (1984). Adhesives and Coatings. Science for Conservation Series. Book 3. London: The Conservation Unit. Museums & Galleries Commission.
Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas que abordam os conteúdos
programáticos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de dezembro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)