Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 2,0 OT , Cód. 938017.
Docente(s)
            - Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final da unidade curricular, o aluno deve: Conhecer a Cor e a percepção visual como mecanismo de interpretação; Adquirir capacidade reflexiva, sentido crítico e capacidade de decisão aquando a selecção da técnica a realizar em determinado bem cultural, tendo em conta a ética; Conhecer as metodologias e materiais disponíveis para a reintegração; Deter ferramentas teóricas e técnicas que lhe permita abordar de forma crítica e eficaz a etapa da reintegração; Adquirir destreza manual na execução das diferentes técnicas.
Programa
          1.Princípios da visão e da percepção visual: 
1.1.O mecanismo da visão como um filtro do mundo;
1.2.A percepção visual como mecanismo de interpretação singular;
2.A luz, a cor e a forma: 
2.1. Estudo da cor: cores luz e cores pigmento, a mistura aditiva e a mistura subtrativa da cor;
2.2.A psicologia da cor (a variabilidade das reações fisiológicas e psicológicas da cor - de Goethe a L. Wittgenstein;	
2.3. Dimensões da cor: a tonalidade/matiz, a luminosidade/reflexão e a saturação/pureza; 
2.4. O círculo cromático e as cores complementares.
2.5.Os contrastes cromáticos: tipologias de contrastes cromáticos (J. Itten e Josef Albers);
2.6. relações entre cores e formas (segundo J. Itten);
3.A relação entre o tempo e a cor: o estado de conservação da imagem visível; 
3.1.O estado de conservação da imagem visível e da cor;
4.Metodologias de reintegração clássicas: 
4.1.Princípios; reintegração diferenciada; 
4.2.Reintegração imitativa; 
4.3.Graus de reintegração-zonas de fronteira; 
5. Materiais de reintegração.
Metodologia de avaliação
          Avaliação  final:
Desempenho do trabalho prático realizado durante as aulas PL, com a apreciação regular dos exercícios (30%)
 +  Portfólio, entregue em épocas de exame (70%), submetido na plataforma moodle.
Nota: o aluno que não obtiver a classificação mínima de 9,5 valores no desempenho na componente PL será excluído de exame.
O aluno que obtiver nota igual ou superior a 9,5 valores nas duas componentes é aprovado.
Bibliografia
          - ARNHEIM, R. (1994). Arte & Percepção Visual, Uma Psicologia da  Visão Criadora. S. Paulo:  Livraria Pioneira Editora
- Albers, J. (1975). Interaction of color. London:  Yale University Press
- ELLISON, R.  e SMITHEN, P.  e TURNBULL, R. (2010). Mixing and Matching, Approaches to Retouching Paintings. . Londres:  Archetype
- MERLEAU-PONTY, M. (2000). O Visível e o invisível. . São Paulo:  Ed. Perspetiva
- SCARZANELLA, C.  e CIANFANELLI, T. (1992). La  percezione visiva nel  restauro dei dipinti. L?intervento pittorico. PROBLEMI DI RESTAURO, RIFLESSIONE E RICERCHE. Firenze:  Edifir Edizione
Método de Ensino
          Aulas teóricas expositivas.
Aulas práticas com a execução de exercícios.
Orientação tutorial
Software utilizado nas aulas
          Plataforma Doctrino.ipt
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 07 de junho de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















