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Ano Letivo: 2022/23

Conservação e Restauro

Técnicas de Reintegração Cromática

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016

4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 2,0 OT , Cód. 938017.

Docente(s)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular, o aluno deve: Conhecer a Cor e a percepção visual como mecanismo de interpretação; Adquirir capacidade reflexiva, sentido crítico e capacidade de decisão aquando a selecção da técnica a realizar em determinado bem cultural, tendo em conta a ética; Conhecer as metodologias e materiais disponíveis para a reintegração; Deter ferramentas teóricas e técnicas que lhe permita abordar de forma crítica e eficaz a etapa da reintegração; Adquirir destreza manual na execução das diferentes técnicas.

Programa
1.Princípios da visão e da percepção visual:
1.1.O mecanismo da visão como um filtro do mundo;
1.2.A percepção visual como mecanismo de interpretação singular;
2.A luz, a cor e a forma:
2.1. Estudo da cor: cores luz e cores pigmento, a mistura aditiva e a mistura subtrativa da cor;
2.2.A psicologia da cor (a variabilidade das reações fisiológicas e psicológicas da cor - de Goethe a L. Wittgenstein;
2.3. Dimensões da cor: a tonalidade/matiz, a luminosidade/reflexão e a saturação/pureza;
2.4. O círculo cromático e as cores complementares.
2.5.Os contrastes cromáticos: tipologias de contrastes cromáticos (J. Itten e Josef Albers);
2.6. relações entre cores e formas (segundo J. Itten);
3.A relação entre o tempo e a cor: o estado de conservação da imagem visível;
3.1.O estado de conservação da imagem visível e da cor;
4.Metodologias de reintegração clássicas:
4.1.Princípios; reintegração diferenciada;
4.2.Reintegração imitativa;
4.3.Graus de reintegração-zonas de fronteira;
5. Materiais de reintegração.

Metodologia de avaliação
Avaliação final:
Desempenho do trabalho prático realizado durante as aulas PL, com a apreciação regular dos exercícios (30%)
+ Portfólio, entregue em épocas de exame (70%), submetido na plataforma moodle.

Nota: o aluno que não obtiver a classificação mínima de 9,5 valores no desempenho na componente PL será excluído de exame.
O aluno que obtiver nota igual ou superior a 9,5 valores nas duas componentes é aprovado.

Bibliografia
- ARNHEIM, R. (1994). Arte & Percepção Visual, Uma Psicologia da Visão Criadora. S. Paulo: Livraria Pioneira Editora
- Albers, J. (1975). Interaction of color. London: Yale University Press
- ELLISON, R. e SMITHEN, P. e TURNBULL, R. (2010). Mixing and Matching, Approaches to Retouching Paintings. . Londres: Archetype
- MERLEAU-PONTY, M. (2000). O Visível e o invisível. . São Paulo: Ed. Perspetiva
- SCARZANELLA, C. e CIANFANELLI, T. (1992). La percezione visiva nel restauro dei dipinti. L?intervento pittorico. PROBLEMI DI RESTAURO, RIFLESSIONE E RICERCHE. Firenze: Edifir Edizione

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas.
Aulas práticas com a execução de exercícios.
Orientação tutorial

Software utilizado nas aulas
Plataforma Doctrino.ipt

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 07 de junho de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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