Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817738.
Docente(s)
- Liliana Cristina Vidais Rosa (1)(2)
- Maria Paula Pinto Soares (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Proficiência em língua inglesa
Objetivos
A. Identificar e compreender os contextos histórico e teórico da ligação entre cinema e outras artes.
B. Desenvolver capacidade analítica e crítica em face de obras ou objectos artísticos que evidenciam intertextualidade formal.
C. Produzir objectos fílmicos a partir de uma base dialógica.
D. Compreender a relação entre Cinema e Outras Artes, a educação de qualidade (4 ODS) e a redução das desigualdades (10 ODS).
Programa
1. A multiplicidade artística na produção cinematográfica.
1.1. A presença de outras artes nas metodologias de produção cinematográfica.
1.2. A interação criativa e técnica entre diferentes domínios artísticos.
2. Diálogos e inquietudes entre o cinema e outras artes (4 ODS: educação de qualidade).
2.1. Drama e Cinema: tragédia grega e contemporaneidade; horizontes brechtianos.
2.2. Performance, dança e cinema: dimensão performativa e dança.
2.3. Arquitetura, fotografia e cinema: a representação da cidade-arena (10 ODS: reduzir as desigualdades), encontro entre fotografia e cinema.
2.4. Cinema e artes plásticas: pintura, cinema de animação e ilustração.
2.5. Poesia, literatura e cinema: a poesia, o texto visível.
3. Apresentação, visionamento e análise dos exercícios produzidos.
Metodologia de avaliação
1. Avaliação contínua
1.1 Intervenção regular sobre os exercícios e os filmes em discussão nas aulas (10%).
1.2 Produção de 3 exercícios fílmicos de aproximadamente 5 minutos de duração (cada exercício vale 30%; total dos 3 exercícios vale 90%). Cada exercício fílmico deverá incidir sobre um diálogo entre o cinema e outra arte (escolhida pelo aluno). Cada exercício fílmico será avaliado de acordo com os seguintes parâmetros de avaliação: a) proposta escrita (3%); b) apresentação em aula de algumas imagens e sons ou uma parte do exercício fílmico (3%); c) visionamento e discussão do exercício fílmico final apresentado em aula (20%); d) breve memória descritiva do exercício fílmico (4%).
2. Avaliação por exame
2.1 Épocas de Exames (Normal e Recurso): serão solicitados os mesmos 3 exercícios fílmicos que no contexto de avaliação contínua (90%) e um exercício suplementar proposto para a situação de exame (10%).
No contexto de avaliação por exame, cada exercício fílmico será avaliado de acordo com os seguintes parâmetros de avaliação: a) exercício fílmico final (26%); b) breve memória descritiva do exercício fílmico (4%).
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Aparício, M. e Grilo, J. (2013). Cinema e Filosofia - Compêndio. Lisboa: Edições Colibri
- Araújo, N. (2016). Cinema Português: Interseções Estéticas nas Décadas de 60 a 80 do Século XX. Lisboa: Edições 70
- Penafria, M. e Rosa, L. e Pereira, A. e Oliveira, A. e Araújo, N. (2019). Cinema e Outras Artes: Diálogos e Inquietudes Artísticas I,. Covilhã: Livros Labcom, Coleção Ars.
- Rosa, L. (2017). Tragédia e Contemporaneidade no cinema de João Canijo. Silveira: Tese de Doutoramento não publicada. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.
Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas expositivas
2. Visionamento e análise de filmes
3. Aulas prático-laboratoriais para produção de exercícios
Software utilizado nas aulas
1. Plataforma utilizada
1.1 Microsoft Teams
2. Software necessário para aplicação dos conhecimentos adquiridos
2.1 Microsoft Word
2.2 Adobe Acrobat Reader
2.3 Open Office
2.4 VLC Media Player
2.5 Quick Time Player
2.6 Da Vinci Resolve
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)