Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817726.
Docente(s)
            - Gonçalo Cardoso Leite Velho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          A. Identificar os elementos formais de interseção e delimitação entre ficção e não-ficção em cinema
B. Compreender os critérios taxonómicos aplicados ao cinema documental
C. Conhecer as fórmulas de construção fílmica associadas aos géneros do documentário
D. Empoderar e promover a inclusão
Programa
          1. Desejo e representação, imaginação e realidade; Retrato, interesses e defesa; Atores sociais; Atuação (Performance); Ética; Cineasta, pessoas; públicos; Reprodução e Representação; Instituições, profissionais, corpus e espectadores 
2. Fábula e syuzhet, Assertividade; Seleção, ordem, ênfase, perspetiva, voz; Lugar de fala, ponto de vista, perspetiva; Retórica; Ethos, logos, pathos;  Inventio, dispositio, elocutio, memoria e actio; Três narrativas (cineasta, tópico, público); Escolher, julgar, celebrar; Metáfora 
3. Os modos poético, expositivo, participativo, observacional, reflexivo e performativo
Metodologia de avaliação
          A metodologia de avaliação é uniforme aplicando-se em todas as épocas de avaliação. Desenvolve-se com base na assiduidade, na participação e num conjunto exercícios, partindo dos conteúdos lecionados. A classificação final é calculada pela ponderação dos seguintes itens de avaliação: assiduidade (10%), participação (10%), exercícios propostos (60%) e trabalho final (20%).
A entrega dos exercícios e do trabalho final é efetuada através da plataforma Doctrino.
Estão dispensados/as de exame os/as estudantes que em avaliação contínua obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
          - Nichols, B. (2005). Introdução ao Documentário. São Paulo:  Papirus
- Plantinga, C. (1997). Rhetoric and representation in nonfiction film. Cambridge:  Cambridge University Press
- Rosenthal, A.  e Corner, J. (2005). New Challenges for Documentary. New York:  Manchester University Press
Método de Ensino
          1. Aulas teórico-práticas expositivas
2. Visionamento e análise de filmes;
3. Trabalpo pho de camara produção de exercícios fílmicos
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















