Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 4,0 TP + 40,0 S + 3,0 OT , Cód. 817724.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A. Adquirir competências de análise crítica sobre o processo criativo de realização cinematográfica
Aa. Evidenciar capacidade de assumir opções e decisões criativas em função das circunstâncias de produção
B. Compreender a dinâmica de direção de uma equipa de produção cinematográfica
Bb. Adaptar o perfil pessoal a uma função de caráter diretivo na relação funcional, afetiva e artística de uma equipa de produção
C. Desenvolver um sentido ético perante um objeto fílmico
Cc. Compreender e seguir princípios éticos na abordagem temática de qualquer filme
D. Conhecer a filmografia de diversos realizadores/as
Dd. Expandir e consolidar o conhecimento de obras cinematográficas de referência
Programa
1. Visionamento e análise de obras cinematográficas
1.1. Pesquisa de obras de referência que sirvam como casos de estudo
2. Integração numa equipa de produção
2.1. Acompanhamento de projeto em desenvolvimento
3. Execução de tarefas de produção cinematográfica
3.1. Adoção e implementação de uma metodologia adequada ao projeto em desenvolvimento
4. Análise crítica das funções desempenhadas
4.1. Elaboração de relatório técnico sobre as atividades desempenhadas
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência / Exame (normal, recurso, especial)
. Projeto audiovisual (80%)
. Relatório Técnico Individual (20%)
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Cousins, M. (2005). A Biografia do Filme. Lisboa: Plátano Editora
- Katz, S. (2019). Film Directing Shot by Shot - 25th anniversary edition. Stoneham: Michael Wiese Productions
- Rabiger, M. (2009). Directing the Documentary. Burlington: Focal Press
- Rosenthal, A. e Corner, J. (2005). New Challenges for Documentary. Manchester: Manchester University Press
Método de Ensino
1. Exposição oral de conteúdos (modo síncrono)
2. Visionamento e análise de obras de referência (modo síncrono e assíncrono)
3. Exercícios práticos e trabalho de campo (modo síncrono e assíncrono)
Software utilizado nas aulas
Microsoft Office
Microsoft Teams
Quicktime Player
Software Edição Vídeo
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)