Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81771.
Docente(s)
- Liliana Cristina Vidais Rosa (1)
- Jorge Humberto dos Santos Seabra (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1. Habilitar os alunos a desenvolver grelhas de leitura da história do cinema e a compreender os seus momentos charneira desde o pré-cinema até meados do Século XX.
2. Situar criticamente obras fílmicas referenciais nos movimentos e tendências em que se inserem.
Programa
A. A invenção do cinema
I. Da decomposição à síntese do movimento
1. Uma invenção coletiva
2. O sistema de projeção
3. O cinema como ilusão ótica
B. O tempo do cinema mudo
I. Da invenção à arte
1. O pioneirismo de Edison
2. Os Lumière e a estética das vistas
3. Os pioneiros portugueses
4. Lhistoire dun crime de Ferdinand Zecca
5. O cinema fantástico de Méliès
6. Edwin Porter e a emergência da linguagem fílmica
7. David Griffith e a emancipação da estética cinematográfica
C. As vanguardas cinematográficas dos anos 20
I. O expressionismo alemão
1. A interpretação clássica
2. Um cinema de caraterísticas nacionais
3. Vanguardismo do cinema de Weimar
4. O fascínio pelo poder da câmara e da montagem
III. A vanguarda soviética
1. O tempo histórico da vanguarda
2. A tese clássica sobre as origens do cinema soviético
3. Cinema, revolução e vanguarda
4. Protagonistas
D. A revolução do sonoro
I. Os problemas clássicos de sonorização
II. Os sistemas Vitaphone e Movietone nos anos vinte
III. Transformações na produção fílmica e no formato do espetáculo
IV. Evolução estética do cinema
V. As resistências ao sonoro
E. O cinema clássico americano
I. Conceito e problematização
1. Semântica, cronologia, norma estético-ideológica
II. Mecanismos de padronização
1. Estúdios
2. Géneros
3. Star-system
III. O modelo narrativo
1. O tempo e o espaço
2. A centralidade do argumento
IV. Géneros
1. Musical
2. Western
2. Film noir
Metodologia de avaliação
1. Elaboração de um trabalho escrito (Recensão crítica) sobre uma referência bibliográfica (40%)
1.1 Critérios de avaliação do texto (40%)
a) Organização do texto em secções: página de rosto (autoria, título, local, ano); índice; corpo do trabalho; referências consultadas
b) Trabalho com um mínimo de 2000 palavras
c) Síntese crítica das ideias fundamentais da referência bibliográfica
d) Capacidade de expressão, análise e referenciação
e) Reflexão sobre a importância da referência para a formação académica do aluno
1.3 Submissão do trabalho escrito
a) Na plataforma Teams.
b) Ficheiro word como no exemplo: JorgeSeabra-InvençãoDoCinema.
c) Não são aceites submissões posteriores à lecionação do tema em aula
2. Uma prova escrita (Frequência) no final do semestre (60%)
3. Exame (Ep Normal
Prova Escrita sobre o programa letivo (100%)
4. Exame (Ep Recurso
Prova Escrita sobre o programa letivo (100%)
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Aumont, J. (2009). Dicionário teórico e crítico do cinema. Lisboa: Texto & Grafia
- Bertteto, P. (2019). Uma história do cinema. Lisboa: Texto e Grafia
- Bordwell, D. (1993). El arte cinematográfico. Barcelona: Paidós
- Bordwell, D. (2003). Film history. An introduction. New York: McGraw-Hill
- Gubern, R. (2005). Historia del cine. Barcelona: Editorial Lumen
- Noriega, J. (2003). Historia del cine. Madrid: Alianza Editorial
Método de Ensino
a) Aulas presenciais (cfr cronograma). Aulas online de complemento
b) Visionamento e análise de filmes
c) Exposição e debate a partir de apresentação relativa às matérias
d) Disponibilização de roteiros de aula em pdf com os keynotes utilizados nas s
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)