Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6191/2020 - 09/06/2020
6 ECTS; 1º Ano, Anual, 83,0 TP , Cód. 60248.
Docente(s)
            - José Manuel Palma Redes Ramos (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          Objetivos Específicos: 
1. Descrever a estrutura de um documento Web; 
2. Descrever as componentes e a estrutura do DOM (Document Object Model); 
3. Descrever as classes de objetos Web: propriedades e métodos; 
4. Desenvolver código em XHTML5, CSS3 e JavaScript; 
5. Desenvolver código através da biblioteca JQuery; 
6. Desenvolver aplicações gráficas; 
7. Implementar conteúdos, interfaces e aplicações Web; 
8. Desenvolver manipulação dinâmica de objetos Web; 
9. Implementar conteúdos, interfaces e aplicações Web interativas, reativas, gráficas e animadas. 
10. Conhecer IDEs disponíveis (Sublime Text, Visual Studio Code, etc) para desenvolvimento em  HTML, HTML5, CSS, CSS3, Bootstrap
Programa
          1. História das normas do Consórcio W3C e evolução das tecnologias WEB desde a sua criação (1990) até ao presente; 
2. Linguagem XHTML5: o DOM para os objetos Web; estrutura, organização, hierarquia e atributos dos objetos Web; sintaxe das "tags"; a 5.ª Norma Restrita; representação de objectos Web; 
3. Linguagem CSS: classes, subclasses, pseudo-classes e objectos; sintaxe, atributos e respetivos domínios de atribuição; hierarquias dos padrões de estilo; 
4. Linguagem java script: sintaxe; propriedades e métodos das classes do DOM; manipulação dinâmica de objetos Web via os seus conteúdos e atributos de estilo; desencadeamento de acções por eventos; gestão de formulários; técnicas de motion; a biblioteca JQuery; o elemento Canvas; o elemento SVG; interacção avançada; 
5. Programação Web: produção de conteúdos, interfaces e aplicações WEB com características interativas, gráficas e dinâmicas. 
6. Conhecer IDEs disponíveis (Sublime Text, Visual Studio Code, etc) para desenvolvimento em  HTML, HTML5, CSS, CSS3, Bootstrap
Metodologia de avaliação
          A avaliação incide sobre a apresentação e defesa de dois mini-rojetos Web do lado do cliente: 
a) Implementação de uma apresentação interativa de informação a partir de uma estrutura de dados em javaScript, dos respetivos recursos mediáticos e de um enunciado com os requisitos de apresentação - 50% da avaliação; 
b) Implementação de uma aplicação web interativa com características gráficas ou de animação - 50% da avaliação.
O processo de avaliação é realizado em sessão de apresentação dos mini-projetos e a aprovação na Unidade Curricular está sujeita à classificação mínima de 7/20 valores em qualquer dos mini-projetos.
Bibliografia
          - Geary, D. (2012). Core HTML5 Canvas: Graphics, Animation, and Game Development. Boston:  Prentice-Hall
- Haverbeke, M. (2018). Eloquent JavaScript - A Modern Introduction to Programming. San Francisco:  No Starch Press
- International , E. (0). ECMAScript 2018  Language Specification (9.th Edition, June 2018). Acedido em 27 de março de 2019 em https://www.ecma-international.org/publications/files/ECMA-ST/Ecma-262.pdf
Método de Ensino
          1. Sessões plenárias expositivas de instrução e demonstração; 
2. Sessões laboratoriais para desenvolvimento e implementação; de miniprojetos; 
3. Atividades semanais autónimas, suportadas por plataforma de e-learning;
Software utilizado nas aulas
          Editor Notepad++; Browser Google Chrome;
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















