IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Tecnologias Integradas de Produção Industrial

Geradores de Vapor e Turbinas

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6647/2020 - 25/06/2020

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 56,0 TP , Cód. 651615.

Docente(s)
- Isabel Maria Duarte Pinheiro Nogueira (1)(2)
- Paula Alexandra Geraldes Portugal (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos dos vários tipos de geradores de vapor e de turbinas existentes, da sua aplicação industrial e do seu funcionamento, bem como apresentar noções importantes na área da termodinâmica para que possam entender melhor o funcionamento termodinâmico destes equipamentos.

Programa
1. Geradores de Vapor
1.1 – Conceitos Gerais
1.2 – Classificação dos Geradores
1.3 – Fluidos Térmicos. Características, Vantagens e Desvantagens.
1.4 – Combustíveis. Características, Vantagens e Desvantagens.
1.5 – Legislação
1.6 – Caldeiras de Tubos de Fumo (Pirotubulares ou Gás-Tubulares)
1.7 – Caldeiras de Tubos de Água (Aquatubulares)
1.8 – Caldeiras de Termofluido (óleo)
1.9 – Sistemas de Queima para Combustíveis Líquidos
1.10 – Fenomenologia da Combustão
1.10.1 – Conceitos da Termodinâmica
1.10.2 – Estequiometria da Combustão
1.10.3 – Entalpia da Combustão
1.10.4 – Poder Calorífico dos Combustíveis (PCi e PCs)
1.10.5 – Excesso de Ar
1.11 - Aspetos Fundamentais da Monitorização e do Controlo da operação dos Geradores de Calor
1.12 – Água do circuito térmico - Características e Tratamentos

2. Turbinas
2.1. Introdução
2.2. Vários tipos de turbinas conforme o fluído de trabalho.
2.2.1. Turbinas a vapor
2.2.2. Turbinas a gás
2.2.3. Turbinas hidráulica
2.2.4. Turbinas aeronáuticas
2.2.5. Turbinas eólicas
2.3. Funcionamento das Turbinas Hidráulicas e a Vapor.
2.4. Aplicações Industriais.

Metodologia de avaliação
A avaliação consiste em duas componentes:
- Uma prova escrita realizada em frequência, ou nas épocas de exame;
- Realização de um trabalho bibliográfico e sua apresentação no final do período de contacto.
A aprovação requer a obtenção da classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada uma das duas componentes da avaliação.

Bibliografia
- Ganapathy, V. (2014). Industrial Boilers and Heat Recovery Steam Generators - Design, Applications and Calculations. . New-York and Basel: Marcel Dekker, Inc.
- Juanico, F. (1992). Geradores de Calor. Lisboa: Ecemei
- Severns, W. (2021). La producción de energía mediante vapor, aire o gas (Spanish Edition). México: Editorial Reverté
- Tavares da Silva, N. (1995). Turbinas a Vapor e a Gás. Lisboa: Cetop

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas permitem introduzir os temas, apresentar os seus fundamentos teóricos e desenvolver num sentido mais prático os conceitos teóricos, com o apoio de exemplos de casos reais e realização de exercícios.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 01 de dezembro de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado