Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6647/2020 - 25/06/2020
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 56,0 TP , Cód. 651611.
Docente(s)
- Henrique Joaquim de Oliveira Pinho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Induzir os alunos a observar, entender, idealizar, refletir e organizar raciocínios no contexto da produção industrial, através de metodologias de aprendizagem baseada em problemas (PBL).
Resolver problemas concretos e representativos que simulem casos reais de forma a enquadrar e encorajar o pensamento crítico.
Promover a aquisição de uma base de conhecimentos integrados relacionados com contextos reais que permita o desenvolvimento de processos de resolução de problemas de forma eficaz e eficiente.
Desenvolver capacidades de trabalho em equipa, de proatividade e de autonomia, como base para motivar a predisposição para uma aprendizagem ao longo da vida.
Programa
Apresentação e contextualização de problemas de cariz industrial, relacionados com os conteúdos vocacionais ministrados nas diferentes unidades curriculares da componente geral e científica do curso.
Formação e organização de equipas de trabalho.
Análise crítica de problemas propostos e dedução de hipóteses sobre as suas possíveis causas e geração preliminar de ideias que possam contribuir para a sua resolução.
Criação de um plano de trabalho, com definição de atividades e divisão de tarefas.
Aplicação de técnicas de pesquisa e organização de informação, dados e conceitos, que possam contribuir para encontrar soluções para os problemas propostos.
Redação, em grupo, de um relatório das tarefas desenvolvidas e das soluções encontradas.
Apresentação oral do relatório e discussão aberta das soluções propostas, dos procedimentos seguidos para as obter, das barreiras encontradas e da perspetiva de trabalho futuro.
Metodologia de avaliação
A avaliação é realizada através da discussão do relatório produzido pelo grupo, podendo realizar-se em cada uma das épocas de avaliação.
Bibliografia
- Austin, G. (2012). Shreve's Chemical Process Industries. USA: 5th. ed., McGraw-Hill
- Peters, M. e West, R. e Timmerhaus, K. (2003). Plant Design and Economics for Chemical Engineers. USA: 5th. ed., McGraw-Hill
Método de Ensino
Promoção de metodologias de aprendizagem baseada em problemas (PBL).
Desenvolvimento de trabalho em equipa, fundamentado em objetivos partilhados e em divisão de tarefas, mas na perspetiva de consequente integração colaborativa.
Software utilizado nas aulas
Software genérico de produtividade (Office 365).
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 01 de dezembro de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)