Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12802/2021 de 29/12/2021
2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 62235.
Docente(s)
- Sónia Cristina Moreira Soares de Jesus Dias (2)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Dar a conhecer conceitos para um aprofundamento do funcionamento de equipas inovadoras nas organizações, concorrer para a melhoria do desempenho das equipas de trabalho em protecção civil.
Programa
Definição de organização.
Distinguir os conceitos de eficácia e eficiência.
Interpretar a organização como um sistema aberto.
Reconhecer as pessoas nas organizações.
Caracterizar o estudo do comportamento organizacional.
Identificar a organização como um sistema de papéis.
Caracterizar a abordagem clássica da administração organizacional.
Identificar e caracterizar a teoria das relações humanas aplicada à organização.
Relacionar a teoria do desenvolvimento organizacional com as alterações do meio e as novas concepções acerca da natureza humana.
Definir cultura e clima organizacional.
Relacionar os estudos sobre liderança com o valor atribuído às relações humanas na organização.
Definir liderança.
Problematizar as características do líder: traços pessoais, versus situação.
Caracterizar a teoria dos três estilos de liderança.
Caracterizar a teoria da liderança situacional de Tannenbaum e Schmidt.
Caracterizar sistema de liderança de Rensis Likert.
Avaliar o comportamento do líder em função da tarefa e das relações humanas.
Identificar o processo de avaliação do estilo de liderança de acordo com o Grid Gerencial de Blake & Mouton.
Caracterizar o modelo contingencial de liderança de Fiedler.
Caracterizar o processo de liderança segundo o modelo situacional de Paul Hersey e Blanchard.
Caracterizar uma organização onde existe o empowerment.
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua continua engloba uma trabalho em grupo (40%) com o máximo de 3 alunos e uma frequência (60%). Os alunos terão de ter como nota mínima de 10 valores em cada um dos momentos da avaliação. O aluno dispensa de exame com a nota média final de 10.
Bibliografia
- Goleman, D. (1995). Inteligência Emocional. Lisboa: Temas e Debates
- Goleman, D. (1998). como ser um íder. (Vol. 1). Lisboa: Livraria Almedina
- Goleman, D. (2015). Liderança e Inteligência Emocional na formação do líder com sucesso. (Vol. 1). Lisboa: Objectiva
(2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). London: Kogan Page
(2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). London: Kogan Page
(2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). Lisboa: Silabo
(2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). Lisboa: Silabo
(2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). London: Kogan Page
(2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). London: Kogan Page
Método de Ensino
A avaliação de conhecimentos constitui um processo contínuo que ocorre ao longo de todo o curso.
Software utilizado nas aulas
Microsoft teams, moodle.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de junho de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)