Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605910.
Docente(s)
- António Anacleto Viegas Ferreira (1)
- Inaê Pimentel Santa Ana (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
-Pretende-se que o aluno, compreenda o papel da análise estratégica, incluindo a análise do meio envolvente, dos stakeholders e a sua influência na análise interna e externa das organizações.
--Desenvolver e compreender a interação da gestão com a estratégia em particular na área comercial.
-Relacionar gestão e estratégia comercial com o 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, Produção e Consumo Sustentáveis, preconizado pelas Nações Unidas.
Programa
1.Conceito de Gestão
1.1. Noção de gestão
1.2. Níveis de gestão
1.3. Aptidões de gestão
2.Funções de Gestão
3. Análise estratégica
3.1. Introdução ao processo da gestão estratégica
3.2. Análise do meio envolvente
3.2.1. Meio envolvente contextual;
3.2.2. Meio envolvente transacional;
3.2.3. O Modelo das cinco forças de Michael Porter
3.3. Análise da empresa
3.3.1. Recursos da empresa;
3.3.2. Análise SWOT;
3.3.3. Cadeia de valor
4. Formulação da estratégia
4.1. Missão, objetivos;
4.2. Estratégias alternativas;
4.3. Organização e implementação da estratégia
5. Interação da gestão com a estratégia
6.Estratégia Comercial
6.1. O comércio
6.2. Atos de comércio
6.3. Comerciantes
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Realização de trabalho prático (40%) e um teste (60%). Os alunos ficam aprovados
com classificação igual ou superior a 9,5 (nove e meio) (média entre o teste e trabalho).
Exame normal:
Exame escrito (100%).
Bibliografia
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com apoio de quadro e meios audiovisuais.Resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável