Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12803/2021 - 29/12/2021
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 14,0 T + 42,0 PL + 14,0 OT , Cód. 600212.
Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (2)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Definir mercado;
Identificar dimensões de análise;
Escolher unidades de medida;
Conhecer os agentes e os factores de evolução;
Analisar o ciclo de vida do mercado;
Conhecer os princípios da amostragem;
Construir questionário;
Conhecer técnicas de observação, entrevista e grupos de foco;
Analisar dados.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) -
4 Educação de Qualidade.
Programa
Capitulo I - Complementos de Análise de Dados
1.1 - Teste de Hipóteses e Intervalos de Confiança
1.2 - Testes Não-Paramétricos
1.3 - Regressão Linear Simples e Múltipla
1.4 - Tabelas de Contingência
Capitulo II - Introdução ao Estudo de Mercado
2.1 - Introdução - Conceitos
2.2 - O processo de Estudos de Mercado
2.3 - A indústria dos Estudos de Mercado
2.4 - Definição de problema e de objectivos de estudo
2.5 - Fontes estandardizadas de informação
2.6 - Observação. Grupos de foco e outros métodos qualitativos
2.7 - Métodos de recolha de informação
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 0,5 T1 + 0,5 T2, em que T1 = teste escrito com nota mínima de 8 (oito) valores, e, T2= (quatro testes t1+t2+t3+t4), com nota minima de 8 (oito)
valores, realizados no computador sem acesso à internet. As notas de T1 e T2 são arredondadas às centésimas e apenas a classificação final será arredondada às unidades. Cotados para vinte (vinte) valores.
Avaliação por exame: teste com duas vertentes: uma teórica, nota mínima de oito valores, com ponderação de 50% e outra prática, no computador sem acesso à internet, com ponderação de 50% e nota minima de 8 (oito) valores. Cotados para 20 (vinte) valores.
Bibliografia
- Burns, A. e Bush, R. (2003). Marketing Research: Online Research Applications. USA: Prentice Hall
- Malhotra, N. (2011). Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo: Pearson Prentice Hall
- Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics. : ReportNumber Lda
- Oliveira, J. (2012). Marketing Research. (Vol. I). Lisboa: Edições Sílabo
- Oliveira, J. (2013). Marketing Research. (Vol. II). Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Aulas expositivas no desenvolvimento de conceitos téoricos na área do marketing e estatística. Aulas práticas em ambiente informático para o desenvolvimento dos conceitos.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 29/04/2022 (Ata nº 179)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)