Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12803/2021 - 29/12/2021
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 14,0 T + 56,0 PL + 14,0 OT , Cód. 600211.
Docente(s)
            - Sílvio Manuel Valente da Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Proporcionar os métodos e as técnicas necessárias à execução das funções de um vendedor. Habilitar os alunos para a organização, planeamento e avaliação de uma força de vendas numa empresa. Identificar e analisar criticamente as diferentes formas de comunicação profissionalizadas em função das suas estratégias e objetivos. Compreender o relacionamento entre essas diferentes formas de comunicação e, também, a evolução a que se tem vindo a assistir em cada uma delas.
Programa
          1-A venda e a sua gestão. 
1.1-Definição de venda 
1.2-A importância da venda nas empresas 
1.3-O velho modelo de vendas 
1.4-O novo modelo de vendas 
2-A natureza do processo de venda. 
2.1-Momentos importantes nas vendas 
2.2-Fases da venda 
3-A função do vendedor. 
3.1-O que é preciso para ser um bom vendedor 
3.2-Qual o perfil de um bom vendedor 
3.3-O que é um vendedor 
3.4-Guia para um vendedor aprendiz 
3.5-Atitude do vendedor 
3.6-Tipos de vendedores 
3.7-Objetivos dos vendedores 
4-A preparação da venda. 
4.1-Organização da força de vendas 
4.2-Objetivos e estratégias de venda 
4.3-Fixação dos objetivos da força de vendas 
4.4-Metodologias para a fixação de objectivos relativos ao volume de negócios 
4.5-Distribuição da força de vendas 
4.6-Dimensão da força de vendas 
5-Prospeção de mercado;conceito, métodos e tratamento da informação. 
5.1-Fase da pré-venda 
5.2-A distribuição e o ponto de venda 
5.3-Criatividade,facilidade para o cliente,redução de custos 
5.4-Fase da pós-venda 
6-Planeamento do contato com o cliente. 
6.1-Técnicas de atendimento 
6.2-A entrevista 
6.3-Método Spin 
7-A apresentação da venda. 
7.1-Dez mandamentos para o sucesso em vendas 
7.2-Os sete passos da venda 
7.3-Os sete erros em vendas 
7.4-Sete etapas de venda 
7.5-O cliente 
7.6-Tipos psicológicos de clientes 
7.7-Na relação com o cliente 
8-Técnicas de negociação. 
8.1-Apresentação 
8.2-Argumentação 
8.3-Tipos de objeções 
8.4-Tratamento das objeções  
9-Técnicas de finalização da venda. 
9.1-Pré fecho do negócio 
9.2-Concessões 
9.3-O fecho do negócio 
10-Lidar com as queixas dos clientes. 
10.1-Gestão das reclamações 
11-Desenvolver relações com clientes. 
11.1-Fidelização dos clientes
12-Comunicação.
12.1-O processo de comunicação
12.2-Técnicas de comunicação
12.3-Comunicação empresarial (interna, institucional e comercial)
12.4-O plano de comunicação
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: realização de trabalho prático (40%)(individual ou em grupo) e um teste (60%, com nota mínima de dez valores). 
Exame normal: Exame(100%).
Bibliografia
          - , .  e HBR, . (2018). Vendas. (Vol. 1). Lisboa:  Actual
- , .  e Schwab, L. (2021). Gestão de Vendas. (Vol. 1). Portugal:  ACTUAL-Grupo Almedina
- , .  e Ury, W.  e Roger, F. (2011). Getting Toyes Negotiating Agreement Without Giving In. USA:  Pinguin
- Vaz Ribeiro, A.  e Infante, M.  e Parra da Silva, M. (2000). Negociação, Técnicas e Ferramentas. (Vol. 1). Portugal:  Lidel
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas com apoio de quadro e meios audiovisuais. 
Resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 29/04/2022 (Ata nº 179)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















