Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL , Cód. 600217.
Docente(s)
- Vasco Renato Marques Gestosa da Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Conhecer conceitos da Internet (1), utilizar ferramentas da Web 2.0 (2), utilizar diferentes redes sociais e outras funcionalidades como novas formas de comunicação e divulgação do comércio eletrónico (3), conhecer os principais modelos e tecnologias associadas ao comércio eletrónico (4).
Programa
a) Online:
- Internet - conceitos associados
- Ferramentas web 2.0 para comunicação e comércio eletrónico visão geral
- Desenvolvimento de soluções para comércio eletrónico na Internet website
- Desenvolvimento de soluções para comércio eletrónico em dispositivos móveis apps
b) Novas formas de comunicar com:
- Redes sociais, blogues, correio eletrónico, apps
- Estratégias de comunicação e divulgação para comércio eletrónico
c) Comércio eletrónico
- Modelos de comércio eletrónico;
- Recursos Tecnológicos;
- Segurança no comércio eletrónico;
- Desenvolvimento de bases de dados para comercio e serviços.
Metodologia de avaliação
Exercícios Práticos (30%) e Projeto de avaliação (70%)
Bibliografia
- Adolpho, C. (2012). Os 8 Ps do Marketing Digital - O guia estratégico de marketing digital. (Vol. 1). Brasil: Texto Editores
- Chaffey, D. e Ellis-Chadwick, F. (2012). Digital Marketing - Strategy, Implementation and Practice. (Vol. 1). Reino unido: Pearson
- Kamriani, F. e Krishnendu , R. (2016). App Inventor 2 - Essentials. (Vol. 1). UK: Packt Publishing
- Queirós, R. (2016). Desenvolvimento de Aplicações com Android Studio.FCA. (Vol. 1). Portugal: FCA
Método de Ensino
Aulas teóricas e práticas com resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
- Facebook
- Google sites
- AppInventor
- Microsoft Access
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 03/11/2021 (Ata nº 173)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)