Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9920/2021 - 12/10/2021
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 601614.
Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
No final do curso os alunos deverão saber planear e recrutar pessoas; Identificar tendências, analisar, prever vagas, planear, executar e avaliar pessoas; Elaborar perfis de competências; Cumprir o quadro ético e deontológico da seleção profissional;
Programa
1)Introdução:
a. O contexto de recrutamento e seleção.
b. Questões éticas e legais.
2) Análise das necessidades dos Recursos Humanos:
a. O planeamento estratégico do recrutamento e seleção.
b. Competências: identificação, descrição e elaboração do perfil do candidato.
3) Atração e recrutamento:
a. Fontes e tipos de recrutamento.
b. Novas tecnologias no recrutamento e seleção.
4) Seleção baseada em competências:
a. Fases do processo de seleção.
b. Métodos e preditores do desempenho (dados biográficos, entrevista, testes e exercícios).
c. Assessment centres.
5) Decisão e orientação:
a. A tomada de decisão: critérios.
b. O relatório e a comunicação da informação (cliente e candidatos).
6) Follow-up, avaliação e controlo do processo.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Trabalho de grupo (60%)
1 frequência (40%)
Avaliação Final: Exame (100%)
Para obter aprovação, o aluno deve ter pelo menos 9.5 valores em cada momento de avaliação.
Bibliografia
- Armstrong, M. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-880). London: Kogan Page
- Cardoso, A. (2013). Recrutamento & Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-184). Lisboa: Edições Lidel
- Pires, A. (1993). Técnicas de Entrevista e Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-182). Lisboa: Edições CETOP
- Russell, K. e Carter, P. (2015). Ultimate IQ Tests. (Vol. 1). (pp. 1-320). London: Kogan Page
(1993). Técnicas de Entrevista e Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-182). Lisboa: Edições CETOP
(1993). Técnicas de Entrevista e Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-182). Lisboa: Edições CETOP
(1993). Técnicas de Entrevista e Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-182). Lisboa: Edições CETOP
(1993). Técnicas de Entrevista e Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-182). Lisboa: Edições CETOP
(2013). Recrutamento & Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-184). Lisboa: Edições Lidel
(2013). Recrutamento & Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-184). Lisboa: Edições Lidel
(2013). Recrutamento & Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-184). Lisboa: Edições Lidel
(2013). Recrutamento & Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-184). Lisboa: Edições Lidel
(2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-880). London: Kogan Page
(2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-880). London: Kogan Page
(2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-880). London: Kogan Page
(2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-880). London: Kogan Page
(2015). Ultimate IQ Tests. (Vol. 1). (pp. 1-320). London: Kogan Page
(2015). Ultimate IQ Tests. (Vol. 1). (pp. 1-320). London: Kogan Page
(2015). Ultimate IQ Tests. (Vol. 1). (pp. 1-320). London: Kogan Page
(2015). Ultimate IQ Tests. (Vol. 1). (pp. 1-320). London: Kogan Page
Método de Ensino
Metodo expositivo e activo (Simulações e jogos de papel que permitam a explicitação de saberes ou a experimentação de situações e vivência de métodos e técnicas de selecção. Realização de trabalhos em pequenos grupos que possibilitem reflexões conj
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 28/07/2022 (Ata nº 183)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)