Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 617539.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1 Identificar necessidades cobertas pelo design
2 Usar métodos e ferramentas adequados a cada situação e etapa
3 Desenvolver soluções com base nas etapas de descoberta, , interpretação/redefinição, de ideação e de experimentação
Programa
1. DESCOBERTA: contacto c/problemas/necessidades + preparar investigação + ganhar inspiração;
2. INTERPRETAÇÃO: definir, enquadrar problema ou necessidade + entender o significado/alcance do que está em jogo + planificar;
3. IDEAÇÃO: explorar hipóteses/alternativas + conceber/gerar/refinar ideias;
4. EXPERIMENTAÇÃO: prototipagem rápida ou construção de mockup, obter feedback, teste
Metodologia de avaliação
Os alunos são avaliados por trabalhos ou tarefas, realizadas em grupo.
Os trabalhos são apresentados de forma definitiva, classificados em frequência.
A avaliação é de zero a vinte.
São admitidos a exame os alunos que, embora tendo realizado todas as tarefas/trabalhos durante o período de aulas (contacto), não tenham tido aproveitamento positivo, em frequência.
Bibliografia
- Ambrose, G. (2011). Design Thinking. Lausanne: AVA Publishing,
- Curedale, R. (2019). Design Thinking Process and Methods. Sidney: Design Community College Inc
- Hannington, B. (2019). Universal Methods of Design Expanded and Revised: 125 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions.. Beverly: Rockport Publishers
Método de Ensino
O Design Thinking (formação micro e macro para a conceção de soluções), coloca os alunos perante situações de incerteza.
As respostas fazem-se, levando os alunos a resolver tarefas de designing que contemplem etapas e processos de design thinking.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de maio de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)