Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023
7 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617537.
Docente(s)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
não aplicavel
Objetivos
Ao concluir esta unidade o aluno deverá obter conhecimentos dos conceitos e técnicas de animação 3D. Deverá conseguir realizar uma animação seguindo as regras fundamentais da animação, assim como conseguir optimizar técnicas de modelação e animação, dominando todo o processo criativo e técnico.
Programa
1-Introdução à animação
2-Historia da Animação
3-Conceitos básicos de animação
4-Técnicas básicas de animação por computador
5-Técnicas avançadas de animação por computador
6-Técnicas de efeitos visuais
7-Técnicas de composição e renderização
Metodologia de avaliação
Frequência: desempenho e participação nas aulas incluindo exercícios práticos.
15% pela participação em aula
35% exercícios práticos nas aulas
50% Trabalho final
O aluno será excluído de exame se:
Não cumprir o ponto 5 do artigoº8
Conforme o ponto 4 do artigoº8 do regulamento académico, o aluno que não frequentar 2/3 das aulas TP fica excluído de exame.
Exame e Recurso
15% pela participação em aula
35% exercícios práticos nas aulas
50% Trabalho final
Bibliografia
- Derakhshani, D. (2016). introducing autodesk Maya 2016. USA: Sybex autodesk official press
- Kerlow, I. (2003). The art of 3D computer Animation and Effects. USA: Wiley
- Palamar, T. (2016). Mastering Autodesk Maya 2016. USA: Sybex autodesk official press
- Parent, R. (2007). Computer Animation, Second Edition: Algorithms and Techniques (The Morgan Kaufmann Series in Computer Graphics) (Hardcover). USA: Morgan Kaufmann
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de exercicios práticos em software adequado à disciplina
Software utilizado nas aulas
Cinema 4D
Adobe Premiere
Adobe After Effects
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de maio de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)