Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP , Cód. 65437.
Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos devem conseguir modelar vários personagens 3D, desenvolver o Rig e Skinning adequado a cada um deles, assim como, criar diversas animações com alguma complexidade.
Programa
1 - Modelação
1.1 Criação de personagens para animação.
2 - Rigging e Skinning
2.1 Criação de Rigging para personagens;
2.2 Desenvolvimento de Skinning de personagens.
3 - Animação
3.1 Tempo e espaçamento;
3.2 Ação secundária;
3.3 Antecipação;
3.4 Peso;
3.5 Ciclos de caminhada.
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Frequência (100%).
Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de uma Frequência (100%).
Avaliação por Exame:
- Exame (100%).
Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. (Vol. 1). Estados Unidos: Focal Press
- Glebas, F. (2009). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Techniques for Live Action and Animation. (Vol. 1). Estados Unidos: Focal Press
- Williams, R. (2001). The Animator's Survival Kit. (Vol. 2). Estados Unidos: Faber and Faber
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Blender.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)