Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP , Cód. 65434.
Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Computador pessoal, acesso à internet e auriculares.
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos devem conseguir modelar objetos 3D simples, fazer os respetivos UV's, iluminar, criar texturas e materiais para esses objetos, produzindo um render final, assim como, desenvolver pequenas animações simples.
Programa
1 - Modelação e UV's
1.1 Técnicas e ferramentas de modelação 3D;
1.2 Criação de UVs.
2 - Texturas e Materiais
2.1 Criação de diferentes texturas;
2.2 Criação de materiais e suas propriedades.
3 - Iluminação e Render
3.1 Tipos de luzes;
3.2 Técnicas de iluminação;
3.3 Parâmetros de render.
4 - Fundamentos de Animação
4.1 Animação por keyframes;
4.2 Edição de curvas.
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Frequência (100%).
Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada
através de uma Frequência (100%).
Avaliação por Exame:
- Exame (100%).
Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. (Vol. 1). Estados Unidos: Focal Press
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists. (Vol. 1). Inglaterra: 3DTotal
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. (Vol. 2). Estados Unidos: Wiley
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Blender, Krita.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)