Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP , Cód. 654312.
Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos devem conseguir modelar e fazer os UV's de um personagem com alguma complexidade, desenvolver o respetivo Rig e Skinning adequado, criar texturas e animação para jogos.
Programa
1 - Modelação
1.1 Técnicas avançadas e ferramentas de modelação 3D de personagens para jogos digitais;
1.2 Coordenadas de mapeamento (UV's).
2 - Rigging e Skinning
2.1 Criação de Rigging de personagens;
2.2 Desenvolvimento de Skinning e pintura de pesos;
2.3 Controladores.
3 - Texturas
3.1 Criação de texturas para personagens.
4 - Animação
4.1 Animação para jogos digitais;
4.2 Exportação de personagens em formato FBX (com animação).
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Frequência (100%).
Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de uma Frequência (100%).
Avaliação por Exame:
- Exame (100%).
Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. (Vol. 1). Estados Unidos: Focal Press
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists. (Vol. 1). Inglaterra: 3DTotal
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. (Vol. 2). Estados Unidos: Wiley
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Blender.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)