Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 65431.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
A- 1. Aprofundar as competências de boa realização do texto; Aprofundar a expressividade da leitura
2. Elaborar formas de escrituralidade de acordo com as funções e formas estruturais das histórias;
B - Apreender as estratégias e técnicas de escrita criativa
C- Adquirir competência de escrita ficcional
1. Desenvolver competências na representação imaginativa do mundo real
2. Adquirir competências na construção de histórias ficcionais
Programa
I - O prazer da escrita/ o prazer da leitura
1. Os aspetos gerais da escrita e da expressividade
1.1. Tom, natureza e finalidade
1.2. A textualidade
1.2.1. As estruturas gramaticais
1.2.2. A coerência e a coesão textual
Exercícios de aplicação prática
2. O texto escrito
2.1. O texto descritivo e o texto narrativo
2.2. Texto, intertexto e plurissignificação do texto.
Exercícios de aplicação prática
3. A narratividade da escrita
3.1. A representação dos mundos possíveis
3.2. O tempo
3.3. A descrição
3.4. As personagens
Exercícios de aplicação prática
II O contar e o recontar
1. O conto - morfologia do conto
2. Como escrever uma história
2.1. O Inicio e as funções
2.2. A focalização
2.3. Construção das personagens
2.4. Representação do espaço e do tempo
3. A construção da ficção
3.1 O enredo
3.2. Encadear as sequências narrativas
3.3. O climax e a finalização
Exercícios de aplicação prática
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência (contínua e cumulativa):
- Exercícios de escrita desenvolvidos em contexto de aula(15%)
- Realização, leitura e discussão de 2 textos ficcionais - auto e heteroavaliação (25%)
- Conto final (60%)
o cumprimento destes itens permite que os alunos sejam dispensados de exame.(nota mínima 10)
Exame Normal e Recurso : entrega e discussão de um texto criativo (100%)
Bibliografia
- Bach, P. (2001). O Prazer da Escrita. Porto: Asa
- Calvino, I. (2010). Sobre o Conto de Fadas. Lisboa: Teorema
- Eco, U. (1997). Seis Passeios no Bosque da Ficção. Lisboa: Difel
- Norton, C. (2001). Mecanismos da Escrita Criativa. Lisboa: Teorema
Método de Ensino
a)Aulas expositivas e de discussão temática
b)aulas da aplicação prática
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)