Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11774/2016 - 27/09/2016
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 52,50 TP , Cód. 626320.
Docente(s)
            - Pedro Daniel Frazão Correia  (2)
- Gabriel Pereira Pires (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicavel.
Objetivos
          Esta unidade curricular dá continuidade à unidade curricular "Arquitetura de Micocontroladores" e tem como principal objetivo o desenvolvimento de mini-projetos baseados em microncontroladres de 8 bits (será focado no IDE e plataforma Arduino).
Programa
          1) Entradas/saidas digitais e analógicas;
2) Sensores (IR, sonares, contacto); 
3) Controlo de servos e motores DC e resptivo módulo de potência;
4) Interrupções externas associadas a eventos; 
5) Comunicação de dados (pelo menos um dos seguintes:  USART, SPI, I2C, Ethernet).
6) Conceitos sobre ciclo de controlo em tempo real;
7) Desenvolvimento de projetos de microcontroladores (baseado na plataforma Arduino) que podem envolver:
(a) leitura de sensores e controlo de servo-mecanismos; 
(b) Controlo de automatismos em contexto de domótica; 
(c) Sistemas de aquisição de dados; 
(d) Programação de tarefas em robôs móveis; 
(e) Comunicação de dados;
Metodologia de avaliação
          Realização em grupo de um projeto completo que envolve várias componentes realizadas ao longo das aulas (peso de 70% da nota final). 
Realização de teste(s) prático(s) individual (que constirá na realização de programas Arduino e respostas escritas), com peso de 30% na nota final.
Bibliografia
          - AVR, A. (0). Arduino. Acedido em 19 de setembro de 2021 em http://arduino.cc/
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas, onde se descreve e exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais, e em que se incute a autonomia do aluno no desenvolvimento de projetos.
Software utilizado nas aulas
          - Arduino,
- Processing,
- Proteus.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de novembro de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















