4 ECTS; 1º Ano, , 45,0 TP , Cód. 20017.
Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Desenvolvimento de competências de liderança de gestão de pessoas em contexto organizacional. Desenvolver competências emocionais presentes na gestão da mudança e saber gerir conflitos no seio das organizações. Desenvolver atitudes e comportamentos éticos. Desenvolver conhecimentos técnicos de gestão de pessoas.
Programa
- Introdução à Legislação Laboral;
- Comunicação;
- Team work;
- Gestão de conflitos;
- Condução de reuniões;
- Papel dos sindicatos nas organizações;
- Gestão comportamental;
- Liderança;
- Ética profissional;
- Coaching.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência através de Trabalho de Grupo ( 100% ) realizado no máximo por 2 alunos com Discussão oral do mesmo por todos os elementos do grupo.
ou Prova escrita ( 100% ) e Avaliação por Exame ( Prova escrita-100%)
Bibliografia
- Cunha, M. e Marques, C. (2002). Comportamento Organizacional e Gestão de Empresas . Lisboa: D.Quixote
- Goleman, D. (2001). Inteligência Emocional. (Vol. 1). Lisboa: Temas e Debates
- Goleman, D. (2002). Os Novos líderes: A inteligência emocional nas organizações. (Vol. 1). Lisboa: Editora Gradiva
- Goleman, D. (2015). Como ser um líder. (Vol. 1). Lisboa: Temas e Debates
- Ivancevich, J. (2008). Gestão de recursos humanos. (Vol. 1). Lisboa: McGraw Hill
- Tyson, S. e York, A. (2011). ) Essentials of HRM. Burlington. Elsevier.- : Prentice Hall
- Pina e cunha, M. e Rego, A. (2017). Liderança Positiva. (Vol. 1). Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos, testes de autoconhecimento e aulas teóricas através de método expositivo complementadas com metodologias interativas
Software utilizado nas aulas