3 ECTS; 1º Ano, Anual, 25,0 TP , Cód. 20217.
Docente(s)
- Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Dotar os estudantes com competências técnicas base para:
- Identificar os princípios da gestão de emergência;
- Explicar o ciclo da emergência;
- Explicar a forma de organização dos agentes de proteção civil em operações de proteção e socorro.
- Distinguir os conceitos de comando e controlo
- Aplicar a gestão da informação;
- Aplicar modelos de tomada de decisão;
- Descrever o modelo de decisão operacional.
Programa
1.Princípios da gestão de emergência;
2.Ciclo da emergência;
3.Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro;
4.Sistema de Gestão de Operações;
5.Conceitos de comando e controlo;
6.Gestão da informação;
7.Modelos de tomada de decisão;
8.Modelo do processo de decisão operacional.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência: Frequência a 90% das aulas. Avaliação sumativa constituída por uma
prova de avaliação teórica que vale 50% da classificação final e uma avaliação contínua que vale
os restantes 50%. A prova de avaliação teórica contém 20 questões de escolha múltipla, sendo
atribuída a cotação de 1 valor a cada questão. A avaliação continua incide sobre a aplicação de
questionários sobre a matéria lecionada no decorrer da unidade curricular. Para que o aluno seja
aprovado é necessário que obtenha, numa escala de 0 a 20 valores, uma classificação igual ou
superior a 10 valores em cada uma das componentes avaliadas.
Avaliação por exame: avaliação sumativa constituída por uma prova de avaliação teórica que
vale 50% da classificação final e uma prova de avaliação prática que vale os restantes 50%. A
prova de avaliação teórica contém 40 questões de escolha múltipla, sendo atribuída a cotação de
0,5 valores a cada questão. A prova de avaliação prática incide sobre a elaboração de um
trabalho com tema a desenvolver das matérias lecionadas. Para que o aluno seja aprovado é
necessário que obtenha, numa escala de 0 a 20 valores, uma classificação igual ou superior a 10
valores em cada uma das provas.
Bibliografia
- FEMA, .. (0). Decision Making and Problem Solving. . Acedido em 8 de setembro de 2020 em https://www.hsdl.org/?view&did=721741
- HM Goverment, .. (0). Fire Service Operations, in Fire Service Manual. Acedido em 8 de setembro de 2020 em https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/7643/incidentcommand.pdf
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas baseadas nos processos de ensino/aprendizagem que conjugam a exposição, a demonstração e a aplicação prática.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)