12 ECTS; 1º Ano, Anual, 20,0 TP + 30,0 OT , Cód. 202115.
Docente(s)
- Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (2)
- Anabela Mendes Moreira (1)(2)
- Natércia Maria Ferreira dos Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Desenvolver competências de investigação aplicada. Integrar os conhecimentos adquiridos nas diversas unidades curriculares do curso de pós-graduação, através do desenvolvimento de um trabalho prático em contexto municipal/regional. O trabalho desenvolvido será redigido num relatório e apresentado oralmente.
Programa
1.Introdução. 1.1 Visão geral das modalidades de pesquisa/ investigação. 1.2 Metodologias de pesquisa para investigação. 1.3 O problema como propulsor de um estudo/investigação.
2. Estratégias de investigação e plano de pesquisa. 2.1 Est. Qualitativas. 2.3 Est. Quantitativas. 2.4 Est. mistas. 2.5 Classificação de planos de pesquisa.
3. Processo de investigação. 3.1 Formulação do problema. 3.2 Argumentação.
4. A dimensão ética no processo de investigação. 4.1 Generalidades. 4.2 Plágio. 4.3 Citação de fontes.
5. Referências bibliográficas e bibliografia. 5.1 Conceitos. 5.2 Organização. 5.3 Formas, tipos e estilos de citação. 5.4 Revisão da literatura.
6. A proposta e o relatório. 6.1 A proposta de trabalho. 6.2 Estrutura genérica do relatório.
6.3 Organização de referências bibliográficas e bibliografia.
7. Aplicações práticas e recomendações gerais.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência ou por exame: A classificação final baseia-se na avaliação do relatório do trabalho prático; O trabalho prático será apresentado por escrito e oralmente, perante um júri designado para o efeito; A classificação final resultará da avaliação da parte escrita (70%) e da defesa oral (30%); O formando é aprovado se a classificação resultante for igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Bell, J. (1993). Como realizar um projecto de investigação trajectos (tradução: Maria João Cordeiro) . (Vol. 1). Lisboa: Gradiva
- Hussein, E. e Adom , D. e Agyem, A. (2018). Theoretical and conceptual framework: mandatory ingredients of a quality research.International Journal of Scientific Research, '-, pp. 438-441.
- Walliman, N. (2011). Research Methods the basics.. (Vol. 1). New York: Francis & Taylor
- The Central Role of Theory in Qualitative Research.(2018, 0 de ---). International Journal of Qualitative Methods, pp. 1-10.
Método de Ensino
Exposição de conceitos teóricos e exemplificação da sua aplicação,nas aulas teórico-práticas. Desenvolvimento de trabalho prático com o acompanhamento pelos docentes da UC, nas aulas de orientação tutorial.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 14 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)