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Ano Letivo: 2021/22

Proteção Civil

Liderança de Pessoas em Situações de Emergência

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2 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 202113.

Docente(s)
- Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (1)
- Maria Fernanda Pires Aparício (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Desenvolver competências de gestão de equipas e de recursos. Criar mecanismos de prevenção do stress em situações de emergência.
Dar a conhecer conceitos para um aprofundamento do funcionamento de equipas inovadoras nas organizações, concorrer para a melhoria do desempenho das equipas de trabalho.

Programa
Definição de organização.
Distinguir os conceitos de eficácia e eficiência.
Interpretar a organização como um sistema aberto.
Reconhecer as pessoas nas organizações.
Caracterizar o estudo do comportamento organizacional.
Identificar a organização como um sistema de papéis.
Caracterizar a abordagem clássica da administração organizacional.
Identificar e caracterizar a teoria das relações humanas aplicada à organização.
Relacionar a teoria do desenvolvimento organizacional com as alterações do meio e as novas concepções acerca da natureza humana.
Definir cultura e clima organizacional.
Relacionar os estudos sobre liderança com o valor atribuído às relações humanas na organização.
Definir liderança.
Problematizar as características do líder: traços pessoais, versus situação.
Caracterizar a teoria dos três estilos de liderança.
Caracterizar a teoria da liderança situacional de Tannenbaum e Schmidt.
Caracterizar sistema de liderança de Rensis Likert.
Liderança emocional; Liderança transformacional.
Equipas de trabalho vs grupo
Equipas Positivas.
Avaliar o comportamento do líder em função da tarefa e das relações humanas.
Identificar o processo de avaliação do estilo de liderança de acordo com o Grid Gerencial de Blake & Mouton.
Caracterizar o modelo contingencial de liderança de Fiedler.
Caracterizar o processo de liderança segundo o modelo situacional de Paul Hersey e Blanchard.
Caracterizar uma organização onde existe o empowerment.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência: trabalho de grupo discutido na aula (60%) e um teste escrito cuja nota mínima terá de ser de 10 valores (40%).

Os estudantes ficam aprovados, quando a média ponderada das várias componentes da avaliação for igual ou superior a 9,5 valores".

Avaliação por exame: Teste escrito (100%).

Bibliografia
(2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). London: Kogan Page
(2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). Lisboa: Silabo
(2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). London: Kogan Page

Método de Ensino
O método expositivo tem como objetivo a aquisição de conhecimentos no domínio da gestão de equipas e liderança. Participativas: Análise e resolução de casos e discussão de trabalhos de grupo; Ativas: Participação dos alunos na realização e discussão

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de dezembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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