IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Jornalismo Digital de Proximidade

Géneros Jornalísticos no Digital

<< voltar ao Plano Curricular

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 32,0 TP , Cód. 20312.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Esta UC tem por objetivos levar os estudantes a identificar os diferentes Géneros Jornalísticos no Digital, verificando as suas características técnicas e reconhecendo o seu potencial nos Média online, com especial enfoque nas publicações digitais de proximidade (1). Os estudantes deverão ser capazes de analisar exemplos disponíveis em diferentes projetos jornalísticos digitais de proximidade e deverão ser capazes de identificar os Géneros Jornalísticos mais indicados para um determinado objetivo informativo (2). Do ponto de vista teórico, os estudantes devem ser capazes de construir o novo enquadramento dos Géneros Jornalísticos (3).

Programa
1. Os Géneros Jornalísticos que transitam do papel para o digital: Notícia; Entrevista; Reportagem; Opinião; Crónica; Perfil.
2. Os Géneros Jornalísticos que surgem no digital: Explicador; Newsletter; Últimas; Fotogaleria; Legenda; Infografia Interativa; Softnews; Chat; Stories; Reels.
3. As novas classificações dos Géneros Jornalísticos: Informativos; Interpretativos; Dialógicos.

Metodologia de avaliação

Bibliografia
- Gradim, A. (0). Os géneros e a convergência: o jornalista multimédia do século XXI. Acedido em 20 de março de 2022 em http://labcom-ifp.ubi.pt/files/agoranet/02/gradim-anabela-generos-convergencia.pdf
- Santos, C. (2016). Média Digitais. O milagre da multiplicação dos Géneros. Coimbra: Universidade de Coimbra

Método de Ensino
Enquadramento teórico apresentado de forma expositiva.
Apresentação de diferentes jornais digitais e dos seus conteúdos.
Análise de casos concretos desenvolvida de forma participativa entre docente e estudantes.

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado