IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Pré-História

<< voltar ao Plano Curricular

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 20,0 T + 10,0 TP , Cód. 201448.

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a origem e evolução do Homem, quais as principais etapas da pré-história, desde as primeiras comunidades humanas à Idade dos Metais na Europa e o processo de ocupação do território brasileiro pelos grupos caçadores-coletores; Dar a conhecer aos alunos a importância da pré-história europeia para a evolução das mentalidades, a partir do século XIX e a trajetória da pesquisa arqueológica, bem como seus resultados.

Programa
A - Pré-história Europeia
1 - As sociedades de caçadores-recoletores; As industrias do Paleolítico; O plistocénico peninsular; As primeiras comunidades humanas em território Peninsular; As principais estações paleolíticas e mesolíticas da P.I.
2 - As primeiras sociedades produtoras, Domesticação e a agricultura; Sistemas sociais e económicos
Sedentarização; Novas tecnologias, materiais e indústrias; Percepção de paisagem e território;
Tipos de estações; Comportamentos rituais e praxis.
3 - O fenómeno do megalitismo; Monumentos, crenças e rituais: tipologias e deposições; Análise dos processos mentais de culto;
4 - As primeiras sociedades metalúrgicas: Hierarquias;
Itens de prestígio; Conceito de propriedade; Materiais, influências culturais e ideológicas na Europa;
5 - A idade do cobre, bronze e ferro.
B - Pré-Historia Brasileira
1 - Estudo da origem, características e metodologia da pesquisa em sambaquis.
2- Caçadores-coletores e grupos ceramistas.
3- Compreensão das especificidades dos sítios arqueológicos desses grupo.

Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada pela apresentação de um trabalho (formato artigo)-(45%).
A avaliação contabilizará ainda a participação nas aulas e assiduidade (10%) e a realização de um teste (45 %).

Bibliografia
- Bicho, N. (2006). Manual de Arqueologia Pré-Histórica, . (Vol. 1). Lisboa: Edições 70,
- Brézillon, M. (1969). Dicionário de Pré-História,. (Vol. 1). Lisboa: Edições 70,
- Cardoso, J. (2002). Pré-História de Portugal. (Vol. 1). Lisboa: Editorial Verbo
- Ferreira, O. e Leitão, M. Portugal Pré-Histórico: seu enquadramento no mediterrâneo. (Vol. 1). Lisboa: Publicações Europa-América, Nem –Martins,

Método de Ensino
Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamante de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, revisões de matéria com questionários diretos, etc.

Software utilizado nas aulas
Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word, e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de junho de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado