2 ECTS; 1º Ano, Anual, 15,0 TP , Cód. 201434.
Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
O aluno deverá ser consciente da importante dimensão do testemunho implicitamente contido nos conjuntos artefactuais líticos e cerâmicos. Neste sentido serão transmitidos os métodos teórico e práticos para que os alunos sejam capazes de analisar tecnomorfologicamente conjuntos de cerâmicas e líticos.
Programa
1. Conceitos e noções sobre as formas da cultura material e das tecnologias associadas à sua produção:
A matéria-prima; A tecnologia; O artefacto; As culturas; O tecnocomplexo; As tipologias
2. Tecnomorfologia Cerâmica: Classificação taxonómica dos materiais cerâmicos; Atributos morfológicos; A tecnologia da cerâmica- Fabrico, Cozedura, Tratamento da Superfície, Técnicas decorativas. Relação cerâmica e espaço: Indice cronológico; A cerâmica e a organização social. A organização política. Produção de cerâmica e distribuição - o comércio.
Os processos utilizados no estudo da cerâmica:Ficha de campo, Marcação, Registo, Descrição, Classificação e Tipologia, Ficha de registo, Armazenagem, Conservação e restauro. O desenho arqueológico
3. Tecnomorfologia Lítica:A matéria - prima: principais rochas utilizadas, A economia das matérias - primas a "mina"; Transporte, troca, utilização; Noções de talhe; As técnicas de fabrico bloco de matéria - prima, desgaste primário, lascagem, polimento; Tipologia lítica Classificações tradicionais e a necessidade de determinação objectiva de atributos As Indústrias líticas; O conceito de cadeia operatória; Caracterização das Indústrias líticas; Desenho de artefactos;
Metodologia de avaliação
Trabalho teórico-prático 100%. Avaliação dada de 0 a 20 valores. O aluno deverá ter 10 valores para ser considerado como aprovado.
Bibliografia
- Ameida, F. (1995). O Método de Remontagens Líticas: enquadramento teórico e aplicações.. Lisboa: EAM
- Bordes, F. (1968). The Old Stone Age. . (Vol. 1). New York.: World University Library.
- Gourhan, L. (1983). Os Caçadores da Pré-História.. Lisboa: Ed.70
- Tixier, J. e Inizan, M. e Roche, H. (1980). Prehistoire de la piedre taillé. Paris: Cercle de Recherches et études préhistoriques p.120
Método de Ensino
Aulas de ensino à distância, usando a plataforma B-elearning, com discussão dos conteúdos em aulas virtuais presenciais.
Software utilizado nas aulas
PP, BBB, E-learning
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de setembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)