Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 12,0 S , Cód. 929912.
Docente(s)
- Ana Luísa Junça da Silva (1)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito (2)
- Maria Fernanda Pires Aparício (2)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
- Identificar as tendências e desafios da GRH;
- Descrever a GRH de forma integrada;
- Diferenciar a visão administrativa da visão estratégica de GRH;
- Identificar e aplicar estratégias de medição do retorno do investimento em RH;
- Descrever as implicações das novas formas de trabalho digital.
ODS3, ODS4, ODS5, ODS8
Programa
Seminários temáticos com Profissionais convidados, em face da pertinência dos temas a abordar, que melhor complementem a formação dos estudantes.
Pretende-se que a contemporaneidade da GRH seja compreendida na sua expressão, ao nível das políticas e práticas, através da realização de seminários com Profissionais convidados, que abordem temáticas como:
1) Tendências na GRH;
2) Uma visão integrada de RH;
3) Da visão administrativa à estratégica;
4) Medir o retorno do investimento em RH;
5) Desafios da modernidade;
6) GRH e as novas formas organizacionais;
7) A digitalização do mundo laboral;
8) GRH e flexibilidade organizacional.
Metodologia de avaliação
Trabalho individual: o aluno deverá realizar um estudo de caso real num dos temas da atualidade (100%).
Bibliografia
- , . Cada profissional convidado apresentará alguns títulos de bibliografia aconselhada para o tema apresentado. . :
Método de Ensino
Esta unidade curricular permite uma diversidade de abordagens e debates dos conteúdos apresentados que estimula o desenvolvimento de novas competências para os gestores de RH quer na prática, quer na investigação através de aulas mais participativas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 28/07/2022 (Ata nº 183)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)