Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O , Cód. 308128.
Docente(s)
            - João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          1.Compreender as publicações periódicas no contexto digital 
2.Identificar tipos de PPD
3.Estudar ferramentas/plataformas para o desenvolvimento e distribuição de PPD
4.Desenvolver projeto de design para PPD
5.Contactar c/processos de Design Thinking
6.Desenvolver registos preparatórios de projetos
Programa
          1.	Contextualização das publicações periódicas digitais
2.	Tipos de publicações periódicas digitais
3.	Ferramentas/plataformas para desenvolvimento e 
        distribuição
4.	Design de publicações digitais
4.1	Layout, Grelha e Tipografia
4.2 	Conteúdo audiovisual
4.3	Navegação, usabilidade e acessibilidade
5.0.	Design Thinking
5.1. 	Steps: Emphatize/Define+Ideate+Prototype+ 
        Test/Delivery
5.2.	Ferramentas e métodos específicos
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência e por Exame: 
Projeto de publicação digital (design do protótipo - 75%; apresentação e defesa  15%; participação e empenho  10%;)
Os alunos estão dispensados de exame, caso tenham dez valores, na totalidade dos elementos a avaliar (Protótipo + apresentação e defesa +participação e empenho).
A nota para aproveitamento na UC é de 10 valores
Bibliografia
          -  Lupton, E. (2014). Type on Screen. Nova Iorque (EUA):  PRINCETON ARCHITECTURAL PRESS
- Apfelbaum, S.  e Cezzar , J. (2014). Designing The Editorial Experience. Beverly (EUA):  Rokport Publishers
- Franchi, F. (2013). Designing News: Changing the World of Editorial Design and Information Graphics. . Berlim:  Gestalten
- Ludovico, A. (2012). Post-digital print: the mutation of publishing since 1894 . Holanda:  Ludovico Ed.- Onomatopee
- Martin, B. (2012). Universal Methods of Design. 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Beverly:  Rockport Publishers
- NIELSEN, J.  e HINDERER, S. (0). 234 Tips and Tricks for Recruiting Users as Participants in Usability Studie. Acedido em 1 de janeiro de 2020 em www.nngroup.com/reports/how-to-recruit-participants-usability-studies/
- Zappaterra, Y.  e Caldwell , C. (2014). Editorial Design: Digital & Print. Londres (RU):  Laurence King Publishing
Método de Ensino
          1. Metodologias expositiva e demonstrativa com apoio audiovisual. 
2.  Metodologias ativas (estudo de casos, design thinking, projeto)
 
Software utilizado nas aulas
          Adobe Photoshop
Adobe Illustrator
Adobe XD
Figma
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de maio de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















